Foi entregue hoje, 2, pelo governador Geraldo Alckmin, o Terminal Metropolitano Taboão, em Guarulhos. Operando com quatro linhas metropolitanas e 17 municipais, o local, que teve investimento de R$ 14,7 milhões, beneficia diretamente 25 mil usuários/dia do município e da região norte de São Paulo.
O passageiro poderá contar com integração física entre as linhas intermunicipais e municipais em local, com toda a infraestrutura necessária como rampas, banheiro, piso podotátil, plataforma elevada, corrimão, sinalizações visual e tátil de ambientes, lanchonete e bicicletário.
O terminal faz parte do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo (Tucuruvi), que terá 32,3 km de extensão e está em construção pela EMTU/SP sob a coordenação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Terá também ligação com o próximo a entrar em operação, o Terminal Cecap. Quando os dois terminais estiverem operando, estima-se que a movimentação seja de 60 mil passageiros/dia, número que inclui as linhas municipais e intermunicipais que passarão pelos terminais Taboão e Cecap.
Linhas intermunicipais
Três linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU/SP terão ponto inicial no Terminal Taboão:
015 Guarulhos (Terminal Urbano Guarulhos)/ São Paulo (Campos Elíseos);
121 Guarulhos (Terminal Urbano Guarulhos)/ São Paulo (Penha);
271 Guarulhos (Taboão)/ São Paulo (Terminal Rodoviário Tietê).
A Linha 552, Guarulhos (Parque Santos Dumont) – São Paulo (Metrô Armênia) atenderá apenas de passagem.
Corredor Guarulhos – São Paulo
– Até 2014, está prevista a conclusão de três trechos: Taboão – Cecap (3,5 km), Cecap – Vila Galvão (12,4 km), e Vila Endres – Tiquatira/Penha (6,5 km).
Trecho Taboão – Cecap: previsão de conclusão em 2012.
Trecho Cecap – Vila Galvão: previsão de conclusão em 2013.
Trecho Vila Endres – Tiquatira/Penha: previsão de conclusão em 2014.