Política

Gestão de Guti em Guarulhos é aprovada até pela oposição

Pesquisa de intenção de votos divulgada esta semana em Guarulhos, realizada pelo instituto IPEC, traz alguns dados sobre o movimento político na cidade. Eleitores que declaram intenção de votar em nomes que são da oposição aprovam a gestão do atual prefeito Guti (PSD).

Em um dos cenários apresentados, 40% dos eleitores consideram a gestão do prefeito Guti ótima ou boa, mesmo declarando preferência pelo ex-prefeito Elói Pietá, que não deve ser candidato pelo PT, que decidiu pelo nome do deputado Alencar Santana na disputa do ano que vem. Isso em um cenário que aparece como adversário o deputado estadual Marcio Nakashima (PDT), que tem 41% das intenções de quem aprova Guti.

Em um cenário mais amplo, onde aparecem seis nomes para a disputa de 2024, os eleitores que aprovam a gestão Guti se dividem desta forma: 25% preferem Pietá, 13% votam no deputado Jorge Wilson (Republicanos), mesmo número que opta pelo vereador Lucas Sanches (sem partido), 10% em Nakashima, 9% no vice-prefeito Professor Jesus (Podemos), 6% no secretário de Governo, Edmilson Americano, e 4% em Fran Corrêa (PSDB).

Numa simulação em que aparecem o deputado Xerife contra Pietá, 43% que aprovam Guti votariam no deputado estadual, sendo que 37% preferem o ex-prefeito. O prefeito também tem a aprovação de 41% entre os eleitores de Lucas Sanches em outro cenário em que concorre com Pietá.

A pesquisa foi realizada pelo Ipec em Guarulhos entre os dias 28 e 31 de outubro e ouviu 800 eleitores. A margem de erro é de 3%.

Posso ajudar?