Educação

Gestão do ex-prefeito Guti conquista Prêmio de Excelência Educacional por atuação em 2024

Guarulhos foi reconhecida pelo Governo do Estado de São Paulo com o Prêmio Excelência Educacional, entregue nesta terça-feira (25) no Memorial da América Latina. O município se destacou pelos avanços na alfabetização infantil durante o ano de 2024, resultado das políticas implementadas na gestão do ex-prefeito Guti (2017-2024).

A premiação faz parte do programa Alfabetiza Juntos SP e leva em conta os resultados do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2024. O índice de excelência considera fatores como evolução das notas, vulnerabilidade social e tempo integral. Ao todo, R$ 80 milhões foram investidos na premiação e em contratos futuros para fortalecer a educação nos municípios vencedores.

“O que tem de mais moderno em termos de política social? O que pode ser mais definitivo quando a gente pensa em superação da pobreza? A resposta é o investimento na primeira infância. É pensar nas ferramentas para preparar esses jovens para o futuro. Aqueles municípios que têm os melhores resultados em termos de alfabetização são também os com melhores resultados nas avaliações do Ensino Médio. A correlação é perfeita. Está claro qual caminho devemos seguir: a alfabetização na idade certa”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

A conquista de Guarulhos não aconteceu por acaso. Quando assumiu a prefeitura em 2017, Guti encontrou escolas precárias, obras paradas e uma rede fragilizada, resultado dos oito anos anteriores da gestão do PT na cidade. Durante seus dois mandatos, porém, a cidade passou por uma transformação, com mais de 20 novas obras entregues na educação, incluindo CEUs, unidades multifuncionais e espaços de lazer voltados para o aprendizado. A ampliação do ensino integral também foi um dos principais marcos, garantindo a mais de 30 mil alunos uma jornada estendida com atividades culturais, esportivas e cinco refeições diárias.

“A ampliação do ensino integral, o investimento na inclusão de alunos com deficiência e a modernização das escolas foram pilares da nossa gestão, e esse prêmio mostra que Guarulhos se tornou referência na educação pública”, afirmou Guti, em entrevista ao GWeb.

O reconhecimento do Estado, no entanto, chega em um momento de cortes na educação municipal. A atual gestão do prefeito Lucas Sanches acabou, no mês passado, com mais de 60 mil vagas do programa Mais Futuro, que oferecia cursos e oficinas para complementar a formação dos estudantes.

Até o final de 2024, a gestão do ex-prefeito Guti oferecia 100 mil vagas dentro do programa, que consistia exatamente em garantir esse atendimento a crianças e adolescentes, além da população em geral, nos contraturnos dos CEUs e de outras unidades de ensino. Neste ano, Sanches anunciou a abertura de apenas 40 mil vagas.

Posso ajudar?