Cidades

Gestão Guti marca história em Guarulhos com regularização fundiária de mais de 5 mil imóveis

Imagine viver por décadas sem o documento oficial da sua casa. Era assim para milhares de famílias em Guarulhos até que algo mudou em 2017, após o fim da era petista. A gestão do prefeito Guti não apenas trouxe esperança, mas também soluções concretas com o programa GRU Legal, o maior da história da cidade. Hoje, mais de cinco mil famílias podem, enfim, dizer que são oficialmente proprietárias de seus imóveis.

Essa é uma daquelas histórias que mostram que política pública bem feita transforma vidas. Antes do GRU Legal, o máximo que se conseguia em Guarulhos era um documento temporário, que deixava os moradores em uma zona cinzenta, sem a segurança de uma titulação definitiva. Desde então, a cidade se tornou palco de um processo histórico de regularização, que está longe de terminar: outros três mil títulos estão em fase de regularização.

Com humildade, dedicação e a colaboração de pessoas comprometidas conseguimos avançar. Desde o início assumimos a missão de levar a regularização fundiária ao maior número possível de moradias e, com muito orgulho, alcançamos esse grande feito, transformando a vida de milhares de pessoas, que agora podem contar com o documento oficial de suas residências””, afirmou Guti, destacando que Guarulhos nunca havia realizado uma regularização fundiária antes de sua gestão.

Mas o impacto vai além dos números. A Secretaria de Habitação, liderada por João Dárcio, entregou sete empreendimentos regularizados, totalizando 738 unidades habitacionais. E pela primeira vez no município, um projeto de regularização vertical está em andamento, mostrando que inovação também faz parte do jogo.

A regularização fundiária não é apenas uma questão técnica ou burocrática, é a concretização de um direito fundamental das famílias. Agora cada imóvel pertence oficialmente a quem o habita, e ninguém pode tirar esse direito”, comentou Dárcio, reforçando o compromisso de continuar expandindo o alcance da iniciativa.

Além disso, o trabalho da gestão tem sido fortalecido por parcerias estratégicas. Com o Governo do Estado, foram viabilizados projetos como o Casa Paulista, que distribuiu mil cartas de crédito, e obras nos condomínios Buriti e Graviola, no Jardim São Domingos, com previsão de entrega para dezembro de 2024. O governo federal também auxiliou com o Minha Casa Minha Vida, que adicionará 900 unidades habitacionais ao estoque da cidade.

Outro destaque é o investimento de R$ 160 milhões no bairro dos Pimentas, contemplando a urbanização e a construção de 624 novas unidades habitacionais.

Por trás de cada número, há uma vida transformada, uma família que agora tem onde construir memórias com segurança. É a prova de que, quando há comprometimento, é possível tornar sonhos em realidade — e em Guarulhos, Guti mostrou como se faz.

Posso ajudar?