Este ano promete. A Chevrolet programa um lançamento após o outro. Entre as novidades, uma deve agradar em cheio os fãs da marca que estão com saudades da velha Blazer, hoje comercializada apenas para frotistas. A marca acaba de apresentar na Tailândia o Trailblazer, que tinha sido mostrado em forma de conceito no ano passado na Dubai International Motor Show.
Sem data para chegar ao Brasil, a nova SUV segue a nova arquitetura global da marca, caracterizando-se por oferecer conforto superior e uma dinâmica para uma condução urbana e rodoviária, acompanhada por capacidades off road. No interior, muito espaço dividido em três fileiras de bancos, oferecendo capacidade para sete passageiros.
A versão mostrada na Tailândia, que deve servir como base para o Brasil, assim como ocorreu com a recém lançada S10, está disponível com tração em duas e quatro rodas. Aliás, o Trailblazer foi desenvolvido em conjunto com a Colorado Chevrolet (a nossa S10), com ampla participação dos projetistas brasileiros. Lá, a SUV contará com motorização Duramax quatro cilindros turbo-diesel, de 2.5 l e 2.8l. Serão duas transmissões – manual de cinco velocidades e uma automática de seis velocidades.
Ford mostra o Taurus nos EUA
No Brasil, o Ford Taurus nunca conseguiu se firmar. Mas nos EUA tem um bom espaço entre os sedãs grandes. Na versão 2013, sem qualquer previsão para o Brasil, o Taurus ganhou novos motores e visual atlético, com capô musculoso, rodas mais largas e lanternas em LED. O sedã dispõe equipamentos de luxos como direção aquecida, bancos massageadores e vidro traseiro com controle de escurecimento para manter a cabine refrigerada, além de sistema de conectividade SYNC, acesso inteligente e partida sem chave, faróis automáticos, sensor de chuva, câmera de ré e assistência ativa de estacionamento.
O Taurus também se caracteriza por ser o primeiro carro na América do Norte a oferecer o avançado 2.0 EcoBoost, com 273 cv e consumo de 13 km/l na estrada. Conta também com o V6 3.5 Ti-VCT, com duplo comando independente de válvulas, e o V6 3.5 EcoBoost, de 370 cv, que equipa as versões de alta performance SHO, com consumo de 10,6 km/l na estrada. Todos vêm com transmissão automática de seis velocidades e há a opção de tração integral.
Peugeot comemora sucesso do 508
Prestes a ser lançada no Brasil, o Peugeot 508 é motivo de orgulho para a marca, a partir de prêmios "Carro do Ano 2012", conquistados em dois mercados distintos onde é comercializado: Portugal e Argélia. No primeiro, o modelo sagrou-se campeão a partir da votação de um júri composto por 18 jornalistas, que representam os principais veículos de imprensa da mídia geral e especializada do país. Na Argélia, onde o veículo foi lançado em maio de 2011, o título foi atribuído pelo Clube dos Jornalistas Argelinos de Automóvel (CJAA).
Lançado no início de 2011, o Peugeot 508 é um modelo que expressa a estratégia de crescimento entre os veículos de luxo, além de representar a globalização da marca. O modelo conquistou nota máxima em avaliação do Euro NCAP – European New Car Assessment Program, instituto europeu que avalia a segurança dos automóveis novos – ao superar com êxito os testes de segurança, obtendo cinco estrelas, a mais alta pontuação.
No aspecto referente à proteção dos ocupantes adultos, que compreende choques frontais, laterais e traseiros, o modelo atingiu 90%, e em relação à proteção das crianças chegou ao índice de 87%, considerando os mesmo tipos de colisões.