A Nissan já havia realizado alguns ensaios de que iria com tudo para o Salão de Genebra. E não de outra. A marca japonesa mostrou nada menos do que quatro carros-conceito em terras suíças: o compacto Invitation, o crossover Hi-Cross HEV Concept, a van elétrica e-NV200 Concept e o esportivo Juke Nismo.
Um dos destaques é a estreia mundial do Invitation (foto ao lado), que deve ser lançado em 2013, para se posicionar entre o Micra e o Juke no mercado europeu. Ele oferece muito espaço interno em uma carroceria compacta, seguindo uma tendência mundial.
De giro_1403 |
O Juke Nismo Concept (acima), inspirado na lendária divisão esportiva da Nissan, tem suspensão modificada e conta com vetor de torque. Trata-se de um aperitivo das versões Nismo dos produtos Nissan que ganharão as ruas nos próximos anos, dentro do ambicioso programa que levará o nome da divisão esportiva a se tornar sinônimo versões esportivas de performance.
De giro_1403 |
Já o Hi-Cross HEV Concept é um crossover de sete lugares movido a gasolina e eletricidade. Compacto, mas com um interior acolhedor e espaçoso, o conceito híbrido conta com três fileiras de bancos. Conta, com motor 2.0 de injeção direta, que fornece energia para o propulsor elétrico.
De giro_1403 |
A quarta novidade da Nissan é a van e-NV200 Concept, revelada pela primeira vez no Salão de Detroit, em janeiro. Ele é uma prévia do próximo veículo com emissão zero da Nissan. Há duas versões – Combi e Evalia – que oferecem sete lugares. O NV200 foi escolhido recentemente como a próxima geração dos famosos táxis da cidade de Nova Iorque.
New Fiesta ST toma forma
De giro_1403 |
Ano passado a Ford levou ao Salão de Frankfurt a versão esportiva ST do New Fiesta Hatch como um carro conceito. Seis meses depois, ele já aparece em Genebra como um veículo pronto para ir às ruas. Conta com motor motor 1.6 EcoBoost, que produz 180 cv de potência e 240 Nm de torque, que acelera o carro de 0 a 100 km/h em 7 segundos e atinge velocidade máxima de mais de 220 km/h. Deve ser lançado comercialmente na Europa no ano que vem.
Como destaque, o ST apresenta soluções vindas das pistas de corrida para as ruas, em um desenvolvimento realizado pelo time de rali da Ford com a equipe de engenheiros da marca. Ele tem uma "pegada" de superesportivo com a introdução de um chassi especialmente tunado, 15 mm mais baixo que o New Fiesta de produção, além de sistema de controle de torque vetorial e controle eletrônico de estabilidade com três modos de ajuste.
A proposta do veículo é oferecer um desempenho emocionante aliado ao estilo e tecnologia.
Peugeot vai de bike DL 122
De giro_1403 |
A francesa Peugeot extrapola o mundo do motor e mostra o conceito DL 122, a bicicleta urbana que oferece uma solução de mobilidade audaciosa e inovadora. Ágil e compacta, ela é capaz de assegurar praticidade e segurança sem abrir mão da elegância ao trazer um compartimento portátil, em couro, que fica situado entre os joelhos do usuário. O espaço é reservado para comportar documentos durante os deslocamentos e, devido ao local em que está estrategicamente posicionado, não afeta o equilíbrio da bicicleta, que preza pelo dinamismo.
O moderno quadro da DL 122 acomoda discretamente o compartimento de proteção, garantindo, assim, mais segurança aos usuários. Ela é montada em um quadro em alumínio e madeira, tem banco e alças em couro, bolsa de proteção em couro integrada, rodas de 20 polegadas e correia de transmissão de oito marchas.