Destaque2 Estadão

Glória Maria: veja 5 curiosidades sobre a jornalista

Nesta quinta, 2, o Brasil se despediu de Glória Maria. A jornalista lutava contra um câncer e estava internada desde dezembro para tratar a doença. Famosos e o público estão prestando homenagens, ressaltando a importância da jornalista.

Tanto a vida profissional quanto a pessoal de Glória sempre foram cercadas de curiosidades e mistérios. Listamos aqui cinco curiosidades sobre a apresentadora.

<b>Idade</b>

Talvez, um dos grandes mistérios da trajetória de Glória Maria seja a sua idade. Nascida em 1949, a jornalista nunca teve interesse em revelar quantos anos tinha, o que sempre despertava a curiosidade do público.

Em entrevista à colunista Patrícia Kogut, em 2019, Glória comentou sobre o assunto. “Eu viajo o tempo todo. Onde vou, preciso mostrar minha identidade. Não tenho como esconder a idade. Todos ficam intrigados porque tenho quase 40 anos de jornalismo. Três ou quatro gerações já me viram na TV. Então, pensam: Essa mulher tem 200 anos. O que vou fazer? Quando falo, ninguém acredita. Então, melhor não falar. Não vou tirar a ilusão de um país inteiro. As pessoas querem viver disso, vamos deixar, né?”, contou ela na época.

<b>Pioneirismo</b>

Falar de Glória Maria é falar de pioneirismo. Ela foi a primeira jornalista preta da TV brasileira, a primeira repórter a fazer um link ao vivo e esteve presente na primeira transmissão em HD da TV brasileira.

A apresentadora também foi a primeira pessoa a acionar a Lei Afonso Arinos. Aprovada em 3 de julho de 1951, a Lei 1.390 tornava contravenção penal a discriminação racial, seja por raça ou cor. Glória sofreu racismo em um hotel de luxo, na década de 1970, na qual o gerente não autorizou a jornalista a entrar pela porta da frente.

<b>Viagens</b>

O passaporte de Glória Maria se tornou invejável. Estima-se que a jornalista tenha visitado, aproximadamente, 160 países. Em entrevista ao Lady Night, ela contou ter cerca de 15 passaportes. As viagens sempre se transformaram em grandes reportagens. Em 2007, ela foi a primeira e única jornalista convidada pela NASA a experimentar a gravidade zero.

Em 2016, ela visitou a Jamaica para mostrar a cultura e os costumes do país. Durante uma passagem por uma comunidade rastafári, ela foi convidada a experimentar a ganja, como chamam a maconha por lá, por meio de um cachimbo com tamanho fora do comum. O fato gerou memes, que são lembrados até hoje. Recentemente, ela deu mais detalhes do episódio no Roda Viva.

<b>Entrevistas</b>

Assim como coleciona viagens marcantes, Glória Maria possuía no currículo grandes entrevistas.

Michael Jackson, Madonna, Harrison Ford, Freddie Mercury, Mick Jagger, Elton John, Leonardo DiCaprio e Roberto Carlos foram algumas das inúmeras personalidades internacionais e brasileiras sabatinadas pela jornalista.

<b>Relacionamentos e filhas</b>

Em relação a vida pessoal, Glória sempre foi bastante reservada. Durante uma viagem que fez à Bahia, em 2009, a jornalista adotou Maria e Laura como filhas. “A minha felicidade é olhar para as duas, é brincar, o abraço, o beijo, é a necessidade de elas ficarem comigo”, contou certa vez em entrevista à TV Globo.

No amor, a apresentadora já revelou que se relacionou com cinco pessoas ao mesmo tempo. “”Falei num podcast que já namorei cinco ao mesmo tempo e todo mundo ficou chocado. Mas a verdade é essa. Só que era uma época que não tinha internet nem rede social, então a gente vivia e não ficava preocupado com a vida dos outros. Não estou nem aí, eu vivo, sou livre. Se eu ficar preocupada com isso nessa altura da minha vida, vou ficar maluca”, contou em entrevista à Veja.

Posso ajudar?