A brasileira Gohobby começou nesta terça-feira (12) a pré-venda dos carros voadores fabricados pela empresa chinesa EHang no país. Em evento realizado na ArenaXP, em São Paulo, o modelo foi apresentado a autoridades, investidores e empresários.
Movido a energia elétrica e, portanto, com baixo impacto ambiental, o carro voador é uma forma inovadora de mobilidade urbana e uma alternativa para as pessoas se deslocarem rapidamente, fugindo do trânsito nas grandes cidades.
A expectativa é que as aeronaves elétricas de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOLs, na sigla em inglês) também facilitem o transporte de pessoas nas zonas rurais, principalmente em rotas curtas, que hoje são percorridas de carro ou helicóptero.
O VTOL é resultado de parceria de uma empresa brasileira Gohobby com a chinesa EHang. A previsão é que o primeiro carro voador comece a operar dentro de um ano.
O agrônomo e aviador Marcelo Sallum, cuja família tem uma fazenda em Sengés (PR), diz que os carros voadores serão ferramentas de trabalho e vão ajudar na mobilidade interna da fazenda e regional.
Para ele, que também é dono da plataforma Aeronaves à Venda, a tecnologia vai beneficiar agrônomos e técnicos agrícolas que precisam atender diversas propriedades, encurtando distâncias e evitando problemas nas estradas.
Outra vantagem é que o eVTOL requer uma área para aterrissagem menor que os aviões. Os modelos da EHang, por exemplo, pousam em áreas com 12 metros quadrados, enquanto aviões de pequeno porte, com 10 metros de envergadura, precisam de uma pista de no mínimo 500 metros — ou seja, uma área total de 500 m² ou meio hectare.