Economia

Gol tem taxa de ocupação interna de 78,3% em setembro

No mês de setembro, a Gol registrou taxa de ocupação de 76,3% no sistema total, de 77% no doméstico e de 71,3% no internacional. Já a oferta, medida em assentos-quilômetro oferecidos (ASK), caiu 1,5% no sistema total e 3,9% no doméstico, mas teve crescimento de 18,6% no mercado internacional na comparação com o mesmo mês de 2013. No que se refere a demanda, medida em passageiros-quilômetro transportados (RPK), a Gol obteve expansão nos três segmentos, de 5%, 1,9% e 33,7%, respectivamente.

No total do terceiro trimestre de 2014 ante igual intervalo do ano passado, a taxa de ocupação total ficou em 77,5%, no mercado doméstico em 78,3% e no internacional em 72,5%. Segundo informou a Gol, no documento de números prévios de tráfego, enviado nesta quinta-feira, 23, à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o aumento da taxa de ocupação mais do que compensou a leve queda do yield em relação ao ano passado, o que resultou em um crescimento de PRASK (receita de passageiro por assento-quilômetro oferecido) de 9,1% na comparação anual. “As tarifas praticadas no trimestre acompanharam o cenário desafiador da atividade econômica no Brasil”, relatou a companhia aérea.

De julho a setembro ante 2013, a oferta recuou 2% no sistema total, 4,2% no mercado doméstico e subiu 15,5% no internacional. Já a demanda elevou 9,2% no total, 6,8% no sistema brasileiro e 30,3% no exterior.

A Gol divulgou ainda que a quantidade de passageiros transportados atingiu o recorde de 29 milhões no acumulado do ano, de janeiro a setembro, um aumento de 10,4% em relação ao ano anterior. No mês de setembro, a GOL transportou 3,2 milhões de clientes, 5,8% maior do que na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Posso ajudar?