Carro

Golf 1.0 TSI automático oferece ótimo desempenho e muita tecnologia

Já se foi o tempo em que para garantir um bom desempenho o carro precisava ter um motorzão. O Volkswagen Golf 1.0l TSI é a prova de que um pequeno propulsor pode dar conta do recado, desde que seja dotado de um eficiente turbo. Se tiver câmbio automático de seis marchas, então, fica quase perfeito. O senão fica por conta do preço. A versão de entrada do mais desejado dos “esportivos” compactos há quase três décadas não sai por menos de R$ 91 mil, preço de carro médio para grande. 
 
Porém, por tudo que o Golf 1.0l TSI AT entrega, dá para afirmar que vale o investimento. O “motorzinho”, recalibrado na linha 2019, gera potência de 128 cv a 5.500 rpm com etanol (116 cv/gasolina) e 200 Nm (20,4 kgfm) de torque, com gasolina ou etanol, a partir de 2.000 rpm. Ele é associado ao câmbio automático de 6 marchas, caixa AQ250-6F, com conversor de torque e opção de troca manual na alavanca ou pelas aletas no volante. Durante uma semana em avaliação pelo GuarulhosWeb, foi possível perceber que, tanto na cidade como na estrada, tem desempenho de gente grande. Esperto ao extremo, não pipoca e responde muito bem sempre que necessário. 
 
A troca de marchas se dá no tempo certo, sem solavancos. Em subidas mais íngremes, basta pisar um pouco mais forte com o pé direito. O motor até ronca um pouco mais alto, mas sem titubear segue “morro acima” sem sacrifícios. Em consumo, outra boa notícia. Com gasolina, numa estrada, faz mais de 15 km/l, com ar condicionado acionado, pisando até os limites de velocidade permitido e com três pessoas a bordo, além de bagagem. Na cidade, o computador de bordo indica sempre algo acima dos 12 km/l. 
 
Depois que a VW lançou o Pólo que ficou no meio do caminho entre o Golf e o irmão menor Gol, o modelo se posicionada em um nicho superior, apesar de ter a mesma plataforma que o primeiro, oferecendo muito mais tecnologia e equipamentos embarcados, mesmo em sua versão de entrada. Levemente reestilizado, a partir de novos para-choques, faróis que mudam o desenho dos elementos internos e ganham luzes de uso diurno de LED, o Golf conseguiu se tornar mais estiloso ainda. Na traseira, destaque para as lanternas em LED.  
No interior do Golf TSI, começam a aparecer as justificativas para o preço que, para muitos, pode parecer salgado. É um carro completo, que oferece tudo do bom e do melhor, em tecnologia, segurança e conforto. A central Composition Media conta com tela sensível ao toque de 8 polegadas e App-Connect com Android Auto e Apple CarPlay integrados. 
Oferece ainda câmera traseira, sete airbags (bastante coisa para um carro deste segmento), sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bloqueio eletrônico do diferencial EDS e XDS+, controle eletrônico de estabilidade (ESC), Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão (Automatic Post-Collision Braking System), ar-condicionado e direção elétrica. O Golf tem ainda sensores de chuva e crepuscular e sistema “coming&leaving home”, retrovisor interno eletrocrômico, piloto automático e novas rodas de liga leve aro 16" polegadas também são de série.
 

Tags
Posso ajudar?