Cidades

Google faz parceria com TSE para combater as fake news e orientar eleitores

O projeto oferece recursos na Busca que vão permitir que todos os brasileiros acompanhem as principais informações

Com o objetivo de oferecer resultados de qualidade na busca por informações durante o período eleitoral, o Google fechou uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tornar o cesso a conteúdos confiáveis e fontes seguras. O projeto é mais importante do que nunca e tem papel crucial em conectar todos a esse momento tão fundamental do processo democrático do país.

Para que o eleitor fique bem informado e com segurança nas eleições municipais em novembro, o Google anuncia a parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com novos recursos na Busca que vão permitir que todos os brasileiros acompanhem as principais datas, informações e respostas às dúvidas frequentes sobre o processo eleitoral.

Quando você pesquisar “Como votar” na Busca, aparecerá um painel com informações oficiais fornecidas pelo TSE indicando, por exemplo, quais documentos são necessários, como usar a urna eletrônica, qual a ordem de candidatos para votar e qual o horário da votação. Neste momento de pandemia, também terão destaque os cuidados sanitários indicados pelo Tribunal para os dias de votação para que o eleitor compareça à sua seção eleitoral e vote com segurança.

Todos os brasileiros que procurarem por mais informações sobre como votar nessas eleições terão acesso ao conteúdo do TSE antes de qualquer outro resultado. O recurso anunciado hoje se soma a outro painel de informação lançado em abril para ajudar a orientar os brasileiros sobre dúvidas com o título de eleitor, baseado em material também elaborado pelo Tribunal.

Combatendo desinformação com informação de qualidade

Durante o período eleitoral, o projeto tem como objetivo que a Busca seja cada vez mais uma aliada do eleitor, principalmente, na luta contra a desinformação.

Outro ponto é o combate à desinformação muito a sério no Google, que tem políticas bastante restritivas sobre conteúdo fraudulento, incitação ao ódio, conteúdo violento, assédio, entre outras.

Estas políticas são aplicadas de maneira rigorosa ao mesmo tempo em que a plataforma busca destacar conteúdo de qualidade para os usuários.

Em um ambiente complexo, de comunicação rápida e em larga escala que vivemos, a importância de verificar informações é cada vez maior e, apesar de não haver uma solução única para o desafio da desinformação, a plataforma acredita que a Busca do Google faz parte da solução e não do problema. Os buscadores são ferramentas simples, gratuitas e abertas para a checagem de informações, à disposição de todos.

Posso ajudar?