Bu-Bu, um gorila macho de 27 anos, mais de 2 metros e 180 kg, desembarcou neste sábado no Aeroporto de Guarulhos, após uma viagem de mais de 48 horas, desde a Hungria, incluindo uma escala na Turquia. Agora o animal seguiu para o Zoológico de Belo Horizonte (MG), onde passará a integrar os programas de conservação e bem-estar animal da instituição.
Para o desembarque, foi necessário um esquema especial que contou com a atuação de auditores fiscais federais agropecuários de dois Estados e do Distrito Federal. A partir de agora, Bu-Bu ficará de quarentena durante 30 ou 40 dias, sem contato com os visitantes. Só depois desse período será possível visitá-lo no zoológico.
Para que a viagem acontecesse, uma equipe de auditores fiscais federais agropecuários foi responsável por verificar as condições de saúde do animal, bem como todos os protocolos de transporte exigidos por normas nacionais e internacionais. Essa inspeção minuciosa é essencial para garantir não apenas o bem-estar do gorila, mas também a segurança sanitária do país, prevenindo a entrada de doenças e zoonoses.
O trabalho dos auditores fiscais do Vigiagro – Vigilância Agropecuária Internacional, do Ministério da Agricultura e Pecuária, começou bem antes da viagem de Bu-Bu. Foi necessário um trâmite documental, com análises do Certificado Veterinário e a Licença de Importação, que teve anuência de profissionais da pasta e do Ibama.
Em Guarulhos, todo o processo foi avaliado 48 horas antes da previsão de chegada do animal. Os trabalhos foram organizados com o objetivo de garantir celeridade ao processo, assim como para que a inspeção física fosse realizada preservando ao máximo o bem-estar de Bu-Bu.
Além dos cuidados com a viagem de Bu-Bu, servidores do Mapa também acompanharam a reforma do local para onde o animal foi levado. O recinto original de gorilas (área de manejo/cambiamento) passou por várias adaptações, seguindo as mais modernas técnicas e conceitos de segurança e bem-estar específicos para a espécie. Neste primeiro momento, ele irá para uma área de quarentena para animais de grande porte.
Para o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a chegada de Bu-Bu é mais um exemplo da importância da atuação dos profissionais da carreira. Isto porque a viagem de um animal como este envolve uma série de cuidados, assegurando que todos os parâmetros sanitários e de bem-estar animal sejam cumpridos. Para isto, são necessários servidores de diversas partes do Brasil, que carecem de valorização profissional e melhores condições de trabalho.