As obras do referido trecho, que estão sendo executadas pelo Consórcio Ferreira Guedes – Araguaia, começaram em agosto de 2013 e a conclusão está prevista para dezembro deste ano. O terminal Vila Galvão, em Guarulhos, que está sendo construído em área compreendida no quarteirão formado pela Avenida 7 de Setembro e as ruas Cristina, Maria e Gilda da região da Vila Galvão ficará pronto no próximo mês de junho.
Características do terminal
O Terminal Metropolitano Vila Galvão será construído em 7.700 m2 de área e terá estrutura metálica, material de fácil instalação e que propicia boa iluminação e ventilação para a área de circulação. A construção será inteiramente em pavimento rígido, o que garante maior durabilidade e resistência para a circulação da frota de ônibus, exigindo assim menos trabalho de manutenção.
Terá quatro plataformas de embarque e desembarque com equipamentos de serviço ao usuário como bancos, lixeiras, painéis de informes e telefones, além de contar com todos os itens de acessibilidade universal para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, como sinalização tátil de alerta, rampas, corrimãos, plataforma elevada etc. O terminal contará, ainda, com prédio para as áreas administrativa e operacional, guarita, bilheteria, banheiros públicos adaptados para pessoas com deficiência e lanchonete.
A capacidade estimada do terminal é de cerca de 20 linhas (municipais e metropolitanas) e movimentação de frota de 80 ônibus por hora, viabilizando o atendimento de uma média de 15 mil passageiros por dia.
Sustentabilidade e preservação histórica
Na questão de sustentabilidade, a concepção arquitetônica do terminal garante maior tempo de iluminação natural e, consequentemente, menor consumo de energia. O terminal também contará com tanques de retenção de águas pluviais. Houve também uma preocupação com a preservação da história do local, com o projeto de instalação de uma área de piso envidraçada em uma das plataformas para permitir a visualização das fundações da antiga Empresa Cerâmica Paulista, fundada em 1913, que forneceu tijolos para importantes monumentos históricos como a Catedral da Sé, Museu do Ipiranga, entre outros.
Trecho Cecap – Vila Galvão
O trecho em obras de 12,3 km de extensão envolve a construção do Terminal Vila Galvão, duas Estações de Transferência (Vila Endres e Emilio Ribas), 20 Estações de Embarque e Desembarque, mais três faixas por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus em pavimento rígido. Também será instalado ciclopasseio. A previsão é de que sejam transportados nessa ligação cerca de 60 mil passageiros por dia.
– Status da obra
Atualmente há 250 homens trabalhando em 11 frentes de obras com 60 equipamentos em operação. O Terminal Vila Galvão, com 45% dos trabalhos executados, tem previsão de conclusão para o mês de junho. No viário 25% das obras já estão prontas e o trecho será entregue em dezembro deste ano. O investimento nesse trecho será de R$ 78,7 milhões.
Estudos finais do Trecho Vila Endres – Tiquatira/Penha
Nessa ligação de 4 km de extensão foram priorizados 2,9 km de viário pela Av. Guarulhos e inclui a construção do Terminal Vila Endres, cinco estações, duas faixas por sentido e duplicação Viaduto Imigrante Nordestino, na Penha. Os estudos e projeto desse trecho já estão concluídos, faltando apenas a conclusão dos estudos da passagem da CPTM que estão em desenvolvimento. A previsão para publicação do edital de obras para essa ligação é para o primeiro semestre deste ano e início das obras está para o segundo semestre de 2014. O investimento estimado é de R$ 76,5 milhões
Trecho Taboão – Cecap já em operação
A ligação de 3,7 km de extensão ligando os bairros Taboão e Cecap em Guarulhos foi entregue em julho de 2013. Nele foram construídos os Terminais Taboão (maio de 2012) e Cecap (setembro de 2012), além de três faixas por sentido, sendo uma delas totalmente exclusiva para a circulação dos ônibus, por onde circulam em média 30 mil usuários por dia. Neste trecho operam cinco linhas metropolitanas com uso compartilhado da faixa exclusiva com o sistema municipal. O investimento do Governo do Estado nesse trecho foi de R$ 39,7 milhões, incluindo os terminais de integração.