Cidades

Governador institui o conselho de desenvolvimento metropolitano com participação de 39 prefeitos

Cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes teve a presença do prefeito Sebastião Almeida e do deputado federal Carlos Roberto

O prefeito Sebastião Almeida e o deputado federal Carlos Roberto participaram, na manhã desta terça-feira, da formação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), que contará com os 39 municípios que compõe a região e foi nomeado pelo governador do Estado, Geraldo Alckimin. O Conselho será o principal instrumento de deliberação sobre planos, projetos, programas, e obras estratégicas a serem executados na RMSP com recursos do Fundo de Desenvolvimento.

O prefeito Sebastião Almeida, que irá representar Guarulhos no Conselho, aproveitou a oportunidade para entregar algumas reivindicações da cidade ao secretário Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, entre elas, alocação de recursos do Governo do Estado para a construção das pistas para a ligação da Jacu-Pêssego com a rodovia Presidente Dutra

Entre as áreas de atuação do colegiado, estão o planejamento, mobilidade urbana e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social. "Considero a criação do conselho um avanço muito importante nas relações entre Estado e região metropolitana. Será um espaço de diálogo e reivindicações muito importante para o desenvolvimento das 39 cidades,", disse Almeida ao HOJE.

Durante a cerimônia, o governador Alckimin disse que a região metropolitana tem mais de 20 milhões de habitantes e possui problemas que extravasam os limites de uma cidade, e que precisam ser enfrentados de forma regional. "Para evitar enchente no Mercadão, na capital, você faz piscinão em Mauá. Então, as soluções, são soluções metropolitanas e esse é o objetivo desse trabalho", declarou Alckmin. Com a posse do Conselho será possível promover a cooperação articulada e integrada entre diferentes níveis de governo para garantir melhor aproveitamento dos recursos públicos, a utilização racional do território, dos recursos naturais, culturais, a proteção do meio ambiente e a redução das desigualdades regionais. "O governador Geraldo Alckmin, ao permitir que as prefeituras participem ativamente das discussões, demonstra que sua preocupação maior é com a melhoria de vida da população", comentou Carlos Roberto.

Reivindicações – Nas próximas reuniões, Almeida pretende levar ao Conselho questões como a ligação com o metrô de São Paulo, implantação do Bilhete Único Metropolitano, marginal do Baquirivu e a execução das obras de drenagem que constam do Plano Diretor de Drenagem elaborado pelo Daae.

Posso ajudar?