Cidades

Governo abre licitação de projeto para linha de Metrô em Guarulhos

Linha é projetada em metrô convencional e permitirá deslocamento para importantes bairros da capital como Campo Belo, Brooklin e Itaim Bibi

O Governo do Estado abriu licitação para contratar o projeto funcional da linha 19-Celeste, que ligará Guarulhos ao Campo Limpo, na capital paulista. O plano contará com 28 estações distribuídas em 26,3 km de extensão.

A linha é projetada em metrô convencional (subterrâneo) e permitirá que os guarulhenses se desloquem para importantes bairros da capital, como Campo Belo, Brooklin e Itaim Bibi, além de fazer integrações com outras linhas do metrô.

A princípio, o projeto funcional determinará, entre outros aspectos, a localização exata e o tamanho preciso das estações, além da demanda de usuários e alternativas possíveis de traçado de forma a plena execução da obra. No entanto, não há previsão para o início dos trabalhos, porém estima-se que isso não ocorra antes de 2020, devido aos trâmites necessários para a implantação desse novo sistema.

Além de Guarulhos, outras três linhas fazem parte da licitação: a linha 22 São Paulo-Cotia, que contará com 16 estações e 26 km de estação podendo ser realizada com monotrilho (trem sobre elevado), seguirá pelo eixo da rodovia Raposo Tavares, saindo do Morumbi e passando pela Granja Viana; linha 23-cinza Lapa-Dutra, com 20 estações e 16,6 km de estação, que será paralela a marginal Tietê cruzando os bairros da Freguesia do Ó, Casa Verde, Limão e Santana; e a linha 16-prata Cachoeirinha-Ipiranga, com 21 estações e 17,2 km de extensão, que passará por áreas da região central da capital, como Brás, Cambuci e Bom Retiro.

Posso ajudar?