O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, anunciou nesta sexta-feira mudanças em seu gabinete, dois dias depois de sofrer uma rebelião do seu partido de apoio, o Syriza, durante a votação das medidas de austeridade acertadas com os credores internacionais em troca de um terceiro resgate internacional.
Tsipras removeu os ministros que haviam votado contra a linha do governo. Ele substituiu o ministro da Energia, Panagiotis Lafazanis, por Panos Skourleti, que estava na pasta do Trabalho. Já Trifon Alexiadis torna-se o novo vice-ministro das Finanças, em substituição a Nadia Valavani, que renunciou antes da votação das medidas.
Giorgos Katrougalos assume o Ministério do Trabalho. Ele ocupava o Ministério da Reforma Administrativa, cujo comando é assumido por Christoforos Vernardakis.
O vice-ministro da Seguridade Social, Dimitris Stratoulis, e o vice-ministro da Defesa Nacional, Kostas Isichos, que votaram contra as medidas, foram substituídos pelos parlamentares Pavlos Haikalis e Dimitris Vitsas.
Sia Anagnostopoulou, parlamentar do Syriza, substitui o vice-ministro para Assuntos Europeus, Nikos Hountis, que também renunciou.
As mudanças no gabinete foram limitadas, com apenas nove alterações ao todo. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press.