O governo da Irlanda corre o risco de ser dissolvido, três semanas antes de uma reunião crucial entre o Reino Unido e a União Europeia para tratar da saída do país do bloco, o chamado Brexit.
O Partido Fianna Fail afirmou que apresentará uma moção de censura contra a vice-premiê, Frances Fitzgerald, por causa do envolvimento dela em um escândalo político. O partido do premiê Leo Varadkar, o Fine Gael, tem apoiado a vice-primeira-ministra.
O ministro das Relações Exteriores irlandês, Simon Coveney, disse na sexta-feira que o Fianna Fail estava “se comportando de maneira imprudente” e que a Irlanda “não precisa de uma eleição neste momento”.
Os líderes da UE decidirão em 14 e 15 de dezembro se há progresso suficiente no diálogo pelo Brexit para se começar a discutir as relações futuras entre o bloco e o Reino Unido.
A Irlanda diz que a UE bloqueará o diálogo caso Londres não explique como pretende manter a fronteira entre a Irlanda e a Irlanda do Norte livre de postos alfandegários e outras barreiras. Fonte: Associated Press.