A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou no início da noite desta sexta-feira, 23, que o governo federal dará total apoio aos governos estaduais na tentativa de resolução da crise hídrica. Segundo ela, o governo adotará medidas técnicas e dará apoio financeiro às obras emergenciais.
“Não teremos limites de esforços no apoio para assegurar abastecimento de água”, afirmou a ministra. A fala dela ocorreu ao fim de uma reunião entre ministros coordenada pela Casa Civil na tarde desta sexta.
Segundo Izabella, o governo federal tem acompanhado a situação não apenas no Sudeste, mas no Brasil inteiro, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde o quadro é mais complexo. “Temos trabalhado em parceria com os Estados, não só com medidas técnicas, mas também com apoio financeiro para obras emergenciais”, disse.
Ela afirmou ainda que a presidente Dilma Rousseff autorizou obras para assegurar o abastecimento de água. “É um momento sensível e complexo e precisamos da colaboração de todos”, disse ao pedir que o brasileiro economize água e energia. A despeito desse pedido, ela negou que a reunião ministerial comandada pela Casa Civil tenha tratado de energia.