O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou nesta quinta, 19, um programa de concessões de R$ 13,4 bilhões, incluindo quatro lotes de rodovias, cinco aeroportos e cinco áreas de ônibus intermunicipais. Além disso, o governador também anunciou o chamamento para apresentação de estudos técnicos para a concessão dos serviços de operação e manutenção das Linhas 5-Lilás e 17-ouro do Metrô.
“Fizemos uma boa reforma do Estado. O Estado não precisa ser provedor nem executor de tudo, mas ter um forte e importante papel regulador e fiscalizador”, disse Alckmin.
No segmento de rodovias, os investimentos chegarão a R$ 10,5 bilhões no pacote de quatro lotes, que abrange 2,217 mil quilômetros de pistas. O prazo das concessões será de 30 anos.
Os lotes de rodovias incluem a SP-055, num trecho de 117 quilômetros que corta as regiões de Santos e Registro, que receberá R$ 1,4 bilhão em investimentos, e a SP-079 e SP-250, englobando as regiões de Campinas, Sorocaba e Itapeva e se prolongando por 423 quilômetros, também com R$ 1,4 bilhão em investimentos.
O maior trecho, de 1.100 quilômetros, atenderá as regiões de Itapeva, Bauru, Sorocaba, Campinas, Ribeirão Preto e Franca, com R$ 4,8 bilhões de investimentos necessários. Finalmente, o trecho final, englobando 567 quilômetros das rodovias SP-333 / SP-332/SP-330 e atendendo as regiões de Marília e Bauru, receberá R$ 2,8 bilhões.
Aeroportos e ônibus
Segundo Alckmin, os aeroportos Antônio Ribeiro Noronha Jr., em Itanhaém, Gastão Madeira, em Ubatuba, Comandante Rolim Adolfo Amar, em Jundiaí, Campo dos Amarais, em Campinas, e Arthur Siqueira, em Bragança Paulista, farão parte do programa. Ao todo, R$ 91,8 milhões serão investidos ao longo de 30 anos de concessão, dos quais R$ 34,5 milhões nos quatro primeiros anos.
Quanto aos ônibus intermunicipais, serão cinco áreas a serem licitadas: Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Bauru e Santos. O governador ressaltou que, com as concessões, haverá a renovação das frotas, que não poderão contar com ônibus com mais de 10 anos, além de terem que respeitar a idade média de 5 anos para ônibus rodoviário e 7 anos para ônibus suburbano. O investimento será de R$ 2,6 bilhões.
Metrô
Alckmin também anunciou o chamamento para apresentação de estudos técnicos para a concessão de serviços de operação e manutenção da Linha 5-Lilás e da Linha 17-Ouro do Metrô. A concessão será de 30 anos, com investimento inicial estimado de R$ 200 milhões.