O Governo de São Paulo lançou nesta quinta-feira (12), no Palácio dos Bandeirantes, a 1ª Feira de Empregos do Fundo Social. A iniciativa inédita conectou alunos formados em cursos gratuitos de qualificação profissional a mais de 2 mil oportunidades de trabalho oferecidas por programas estaduais e empresas privadas.
Evento reuniu formatura e acesso direto ao mercado
A feira foi realizada durante a formatura de 2,2 mil alunos capacitados pelo Fundo Social, por meio do programa Caminho da Capacitação e das Escolas de Qualificação Profissional.
Durante o evento, o governador Tarcísio de Freitas destacou a importância da formação profissional como instrumento de transformação social. Segundo ele, a qualificação cria oportunidades e fortalece vocações, abrindo caminho para geração de renda e prosperidade.
A primeira-dama Cristiane Freitas afirmou que a proposta vai além da oferta de cursos, ao aproximar os formandos de oportunidades concretas de emprego e empreendedorismo.
Programas estaduais e setor privado participaram
A Feira de Empregos reuniu serviços e vagas vinculadas a iniciativas como o SuperAção SP, o programa Trampolim que inclui mais de 1,8 mil vagas disponibilizadas pela Associação Paulista de Supermercados (Apas) , o Banco do Povo e o Empreendedor Artesão.
Ao todo, as ações estaduais viabilizaram 2.015 vagas formais, além de oportunidades oferecidas por empresas dos setores de beleza, bem-estar e outros segmentos presentes no evento.
Além das vagas, os participantes tiveram acesso a orientações profissionais, informações sobre crédito produtivo e alternativas para geração de renda.
Escolas de Qualificação ampliam autonomia
As Escolas de Qualificação Profissional oferecem cursos gratuitos voltados a pessoas em situação de vulnerabilidade social. As aulas ocorrem nas Praças da Cidadania, nos Centros de Integração da Cidadania (CICs) e em entidades parceiras.
As capacitações abrangem áreas como Moda, Beleza, Gastronomia, Informática, Construção Civil e Administração, com duração entre uma e quatro semanas. Somente em 2025, mais de 1,2 mil pessoas já receberam certificação.
Caminho da Capacitação percorre municípios
O programa Caminho da Capacitação utiliza carretas adaptadas como salas de aula itinerantes e já passou por 194 municípios, qualificando mais de 8,7 mil pessoas.
Integrado ao SuperAção SP, o projeto faz parte da estratégia do governo estadual para retirar mais de 100 mil famílias da linha da pobreza até 2026.
Como se inscrever
Todos os cursos oferecem certificação oficial. As inscrições para as Escolas de Qualificação Profissional e para o Caminho da Capacitação podem ser realizadas pelo site.


