Cidades

Governo do Estado de São Paulo investe em novo modelo de RG

Poupatempo receberá novo sistema gradativamente. RG atual continua valendo
Na última quinta-feira, 06 de fevereiro, o Governo do Estado de São Paulo lançou o novo modelo de cédula de identidade, que passará a ser digitalizada. A medida faz parte do processo de modernização do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP), e tem como um dos objetivos reduzir a possibilidade de falsificação do documento.
 
No próximo mês, um projeto piloto começa a funcionar no Poupatempo Luz. Alguns kits de coleta informatizada já foram entregues em pontos de emissão do RG e as mudanças serão implantadas gradativamente. Até que todo o estado conte com o novo sistema, o atual modelo da carteira de identidade continua sendo válido normalmente.
 
De acordo com a SSP, a previsão é de que até março/2014 outros 200 kits sejam enviados ao interior para a ampliação dos serviços.
 
O secretário de Gestão Pública, Davi Zaia, à frente da pasta que gerencia o programa Poupatempo, acompanhou a apresentação do novo modelo feita pelo governador Geraldo Alckmin.
 
“Hoje, o governador anunciou essa grande notícia, que marca a mudança de um sistema que funciona há anos. O novo processo de emissão do RG chega com o intuito de ser mais rápido e de, principalmente, aumentar a segurança dos cidadãos, já que o risco de falsificação será reduzido significativamente”, destacou o secretário.
 
Novo layout
 
Os novos RGs terão novo layout: serão impressos em papel especial, com película protetora, e contarão com nova tipologia – o número do RG, por exemplo, aparecerá em vermelho e negritado e a foto e a impressão digital permitirão mais nitidez.
 
Outros itens de segurança também estarão presentes, como a implantação de um QR Code no verso do documento, que armazenará informações como nome, data de nascimento e de emissão e fotografia criptografados.
 
Banco de dados
 
O novo sistema de coletas das digitais cria um banco de dados de identificação civil e criminal. A estimativa do Governo é de que em 24 meses ele já conte com 20 milhões de registros.
 
Os cadastros agilizarão ainda mais o processo de emissão de RGs nos postos Poupatempo. Hoje, a segunda via dos documentos de identificação é confeccionada nas unidades em cerca de 10 dias úteis.  
 
Serviço: Saiba mais sobre a nova carteira de identidade no site da SSP – http://www.ssp.sp.gov.br/noticia/lenoticia.aspx?id=33409

Posso ajudar?