O governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), anunciou o envio de 60 policiais do Comando de Missões Especiais e Batalhão de Choque a Brasília. O encaminhamento é para ser usado na capital federal para ajudar nos atos de grupos radicais ocorridos neste domingo (8).
O anúncio foi feito pelo governador no Twitter. "O Governo do Pará está enviando para Brasília 60 policiais do Comando de Missões Especiais e Batalhão de Choque em apoio ao Governo Federal para ajudar o país a voltar à normalidade", declarou Barbalho.
De acordo com o governador, "não podemos aceitar atos terroristas e temos que nos unir em favor da Democracia". O irmão mais velho do governador reeleito é Jader Filho, novo ministro das Cidades no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesta tarde, grupos radicais invadiram o Congresso, o STF e o Palácio do Planalto. Diante das invasões, Lula decretou intervenção federal no governo do Distrito Federal (GDF). A intervenção, segundo o decreto, começa hoje e vai até dia 31 de janeiro.
Além de Barbalho, governadores de outros Estados do País também disponibilizaram o envio de forças militares estaduais, à disposição para apoiar a situação. O recado foi dado por meio de uma nota do Fórum Nacional dos Governadores.