O governo do Estado do Rio de Janeiro determinou a retomada das aulas 100% presenciais na rede estadual de ensino a partir da próxima segunda-feira, 25. A decisão do fim do sistema híbrido – com aulas presenciais e remotas – é do governador Cláudio Castro (PL), e foi publicada no <i>Diário Oficial do Estado</i> desta quarta-feira, 20.
Segundo o governo do Estado, a decisão pelo fim do ensino híbrido foi tomada a partir da confirmação de que a maioria dos profissionais de educação do Rio de Janeiro está com o esquema vacinal completo. Conforme dados do Executivo, mais de 95% dos funcionários das escolas tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19, e mais de 85% já receberam a segunda ou a dose única.
"O retorno dos estudantes às salas de aula é motivo de comemoração para a comunidade escolar, que poderá voltar a cumprir um planejamento integral e consistente de ensino. Este momento representa um importante marco na superação da pandemia, graças ao alcance de mais de 85% dos profissionais da rede estadual completamente imunizados", disse Castro.
O decreto demonstra uma mudança de entendimento do governo do Estado. Na semana passada, a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) havia informado que o retorno às aulas presenciais era facultativo, e que cada município tinha autonomia para autorizá-lo ou não, considerando a situação epidemiológica da cidade.