O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo está reavaliando o traçado original da ferrovia Transnordestina até o Complexo Industrial Portuário de Suape, conhecido como Porto de Suape, em Pernambuco. Segundo o ministro, "intervenções urbanas não permitem o traçado original" do trecho. A declaração ocorreu em audiência pública na comissão de infraestrutura do Senado, nesta terça-feira, 30.
Ele havia sido questionado pela senadora Teresa Leitão (PT-PE) sobre os planos do governo de retomar o traçado original da Transnordestina em forma de "T", e não de "L invertido".
Costa prometeu que "o T de Teresa vai se materializar", mas considerou que "terá que ser feito outro traçado".
Além disso, o ministro afirmou que, num passado recente, o trecho de Pernambuco havia sido excluído da concessão, restando apenas o "L invertido". No entanto, o contrato foi revisto.
"Nós estamos retomando a obra de Pernambuco como obra pública, inicialmente, enquanto a gente formata um novo edital de concessão", disse o ministro. "Já iniciaremos a licitação desse ramal."
<b>Celeridade de obras</b>
Segundo o ministro, o governo está "buscando fazer correções necessárias para obras terem celeridade" e sinalizou aos prefeitos que pleiteiam por projetos para que já agilizem a questão documental.
Costa recomendou que situações como a sondagem de terrenos para obras e o ingresso na Caixa Econômica Federal já tenham andamento para que o governo possa atender os prefeitos.