O atual secretário da Fazenda do Governo do Estado, Henrique Meirelles, chamou de “irracionalidade” a solução encontrada pelo governo anterior, de Geraldo Alckmin, de manter a ligação sob trilhos da Capital ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, a 2 quilômetros dos terminais. A Linha 13-Jade, da CPTM, sai da região central de São Paulo, passa pela Zona Leste e chega a duas estações em Guarulhos, no Parque Cecap e na Rodovia Hélio Smidt, próxima ao terminal 1 do aeroporto.
Em evento realizado nesta segunda-feira, 18/02, no Ibmec, na Capital, o ex-presidente do Banco Central e candidato derrotado à Presidência da República criticou a concessão feita à GRU Airport. “Foi mal feita, e um dos problemas foi que não previu que o trem saindo de São Paulo chegue junto ao terminal. A concessionária exigiu uma fortuna para deixar que o trem entrasse no aeroporto. Aí aconteceu a irracionalidade: a estação está a 2 quilômetros do terminal”, disse.
Para Meirelles, a localização da estação é uma vergonha. “Vamos negociar duro agora para estender a linha e chegar ao terminal”.
Não é a primeira vez que Alckmin é criticado pela atual gestão sobre o assunto. Em dezembro, durante entrevista à Rádio Bandeirantes, o próprio governador João Dória foi duro ao falar sobre a distância entre a estação e o aeroporto. “Vou usar até uma expressão dura. É ridículo imaginar que em uma ligação sobre trilhos até o maior aeroporto da América Latina você seja obrigado a desembarcar, descer uma escada rolante e tomar um ônibus para chegar até o aeroporto”, disse, ao responder que a renegociação com a GRU Airport será retomada.
Esteiras
Na semana passada, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, disse que a solução para o problema podem ser esteiras rolantes instaladas sobre passarelas, numa extensão de 1,4 quilômetro. Segundo ele, o investimento será feito pela concessionária GRU Airport, que já demonstrou estar disposta a discutir a implantação do novo sistema.
Procurada pelo GuarulhosWeb, a GRU Airport esclareceu que a obra de ligação da estação da CPTM com os terminais do aeroporto não fazia parte do contrato de concessão. “Hoje, o Aeroporto Internacional de Guarulhos realiza esse trajeto por sistema de ônibus de forma gratuita. A concessionária está disposta a discutir a implantação de outro sistema, desde que seja compatível com o plano de expansão do aeroporto e que seja mantido o equilíbrio econômico financeiro do contrato de concessão”, diz a nota enviada à Redação.
A CPTM, no entanto, disse ao portal que a interligação é obrigação da GRU Airport. “A CPTM e a GRU Airport estudam a melhor solução para interligar diretamente a estação aos terminais 1 e 2 do aeroporto, sem a necessidade de ônibus. Uma das propostas prevê uma passarela com esteiras rolantes. Ressalta-se que a interligação é uma obrigação da concessionária GRU Airport.”