Política

Governo estuda fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas para obtenção da CNH

O Ministério dos Transportes prepara uma medida para acabar com a obrigatoriedade da autoescola para emissão da CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O secretário-executivo da pasta, George Santoro, informou que a  proposta está pronta, aguardando o aval do Palácio do Planalto.

“[Estamos] aguardando aprovação do governo. Estamos com tudo pronto para soltar”, disse George Santoro em entrevista à CNN. A informação inicialmente foi veiculada pelo jornal Folha de São Paulo e confirmada pela CNN.

Segundo o ministro, os técnicos da pasta desenvolveram a ideia com base nas experiências de outros países, como o Reino Unido e Estados Unidos, onde não há necessidade de frequentar autoescolas.

“O Brasil é um dos poucos países no mundo que obriga o sujeito a fazer um número de horas-aula para fazer uma prova. A autoescola vai permanecer, mas ao invés de ser obrigatória, ela pode ser facultativa“, disse o ministro.

Segundo o secretário-executivo, a emissão da CNH deve seguir os mesmos moldes do Detran já observados atualmente, com a manutenção das provas teórica e prática. A proposta tem como objetivo tornar a emissão do documento mais acessível para a população.