Cidades

Governo estuda três alternativas novas de acesso da Jamil Zarif ao Aeroporto

O Governo Federal estuda três alternativas para resolver o problema de falta de acesso da população que vive nas regiões do São João e Taboão ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e rodovia Helio Smidt, segundo apurou o GuarulhosWeb. A única ponte de acesso sobre o rio Baquirivu foi fechada em 2013, para obras complementares do Terminal 3, e nunca mais foi reaberta, deixando os moradores de Guarulhos sem acessos. 
 
O deputado federal Jorge Tadeu Mudalen (DEM), acompanhado do secretário-adjunto de Transportes e Trânsito, Ticiano Neves, que representou a Prefeitura de Guarulhos, esteve no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, nesta terça-feira para discutir propostas para resolver o problema, além da reabertura da ponte para todos, a partir de sua reestruturação. Uma delas, que seria a solução definitiva, prevê a duplicação da estrada Guarulhos-Nazaré, desde o Rodoanel Norte, nas proximidades do Jardim Fortaleza, indo até a avenida Jamil João Zarif em direção à Marginal Baquirivu, onde haveria o acesso direto ao Aeroporto. 
 
A segunda alternativa seria a reabertura da velha ponte apenas para coletivos. Segundo o GuarulhosWeb apurou, uma linha de ônibus urbano (ou de micro-ônibus seria criada) para acessar a ponte a partir da Jamil João Zarif indo até os terminais do Aeroporto levando os passageiros e retornando pelo mesmo local para prosseguir ao destino. Seria uma linha “via Aeroporto”. 
 
Outra possibilidade seria a Prefeitura construir dois terminais de transferência, ligados por uma passarela. Um ficaria na avenida Jamil João Zarif e o outro do lado oposto do Baquirivu. Desta forma, os passageiros que vão até o Aeroporto desembarcariam neste ponto e fariam a transferência gratuita para o outro coletivo. 
 
As propostas serão levadas ao GRU Airport, concessionária do Aeroporto, e a Prefeitura de Guarulhos, que devem se manifestar em relação à viabilidade de cada uma das propostas e resolver o problemas no mais curto espaço de tempo possível. 
 

Posso ajudar?