Cidades

Governo Federal atrasa repasses para o Ciet em Guarulhos

Sem informar os valores, o secretário municipal do Trabalho, Rabih Khalil, informou por meio de nota à imprensa, que irá pessoalmente ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), para cobrar o envio dos repasses do Sistema Nacional de Empregos (Sine), cuja primeira parcela, de 2014, deveria ter sido encaminhada em fevereiro. Esses recursos são essenciais para custeio e investimento nos postos de atendimento da Agência Pública Municipal de Emprego (CIET) existentes em Guarulhos.
 
Segundo Khalil, “sem o repasse, dificilmente conseguiremos manter de forma adequada esse serviço, que é oferecido gratuitamente ao trabalhador guarulhense”, ponderou. “Na verdade, parte dos recursos para o custeio do CIET, especialmente os relativos ao pagamento dos funcionários, são provenientes dessa contrapartida do Governo Federal”. 
 
Conforme divulgou o secretário do prefeito Sebastião Almeida (PT), o MTE remarcou o envio da parcela para o mês de julho e, posteriormente, adiou para 1º de setembro. “Como a prestação de contas já foi entregue, mas o recurso ainda não chegou, vou pessoalmente ver o que está acontecendo. Tem coisas que não podemos esperar”, enfatizou o secretário. 
 
Para ele, o trabalho desenvolvido pelo CIET é importante não apenas para a intermediação de mão de obra, mas também no desenvolvimento de uma série de ações relacionadas a essa finalidade principal: apoio operacional ao pagamento do seguro-desemprego, qualificação profissional, geração de informações sobre o mercado de trabalho e para o programa de geração de emprego e renda.
 

Posso ajudar?