Cidades

Governo Lucas acaba com programa Mais Futuro e corta 60 mil vagas em cursos em Guarulhos

Investir em Educação parece não ser prioridade para o Governo do prefeito Lucas Sanches. Ele acaba de anunciar que a Prefeitura está abrindo inscrições para 40 mil vagas entre cursos e oficinas, divididos em 17 polos de atendimento. Poderia até parecer um grande serviço à população, mas como divulgou o site GRU Diário nesta quarta-feira em primeira mão, o anúncio tenta esconder que outras 60 mil vagas foram cortadas.

‎Siga o GWeb no WhatsApp e receba as principais notícias de Guarulhos em primeira mão!

 

 

Até o ano passado, a gestão do ex-prefeito Guti oferecia 100 mil vagas dentro do programa Mais Futuro, que consistia exatamente em garantir o atendimento a crianças e adolescentes, além da população em geral, nos contraturnos dos CEUs (Centros de Educação Unificados), entre outras unidades de ensino, com cursos nas mais diferentes áreas educacionais, culturais e esportivas.

Desta forma, muitos guarulhenses que até o ano passado participavam do Mais Futuro terão dificuldade para obter as vagas. Tanto é assim que a administração Lucas anunciou que irá abrir as inscrições, a partir da obtenção de senhas, entre os dias 24 e 28 de fevereiro para atividades nos CEUs, no Parque Júlio Fracalanza, no Adamastor, no Cemear e no Cemea Chico Mendes. Ao todo serão 17 polos de atendimento.

O GRU Diário mostrou alguns exemplos sobre a perda de vagas para a população. Apenas no balé infantil, a modalidade era oferecida nos CEUs Bambi (4 turmas), Bonsucesso (4 turmas), Continental (6 turmas), Jardim Cumbica (5 turmas), Ottawa Uirapuru (5 turmas), Paraíso Alvorada (5 turmas), Parque São Miguel (5 turmas), Pimentas (3 turmas), Ponte Alta (5 turmas), Presidente Dutra (4 turmas), Rosa de França (6 turmas), São Domingos (7 turmas) e Vila São Rafael (1 turma), além do Cemear (6 turmas).

“Agora, a atual gestão oferece a modalidade apenas no CEU São Domingos (5 turmas), Adamastor (14 turmas) e Cemear (4 turmas). Ou seja, houve uma redução de possíveis 66 turmas para 23 turmas – queda de 65% de um ano para outro apenas em uma modalidade – além da centralização das atividades no Adamastor, o que prejudica as mães da periferia. Isso sem contar as outras modalidades afetadas”, mostrou a reportagem.

O GWeb questionou a Prefeitura sobre o assunto, mas até o momento nenhuma resposta foi enviada.

 COMO SE INSCREVER

Entre os dias 24 e 28 de fevereiro os interessados podem realizar a matrícula pessoalmente na unidade do curso escolhido, das 8h às 17h. É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.

A distribuição de senha em cada um dos espaços acontecerá a partir das 7h e o início do atendimento será às 8h. A única exceção é o CEU Vila São Rafael, cujo período de inscrições será divulgado posteriormente.

Para viabilizar as inscrições com mais rapidez, as matrículas para os cursos devem ser feitas por modalidade, de acordo com o seguinte cronograma de datas: ginásticas (segunda-feira, dia 24), arte e tecnologias (terça-feira, dia 25), línguas (quarta-feira, dia 26), lutas e danças (quinta-feira, dia 27) e esportes de quadra (sexta-feira, dia 28).

As matrículas para todas as modalidades do projeto EducaDança no CME Adamastor serão divididas de acordo com a faixa etária e acontecem no dia 27 de fevereiro para idades de quatro a 17 anos e no dia 28 para pessoas a partir de 18 anos.

Posso ajudar?