Os dois hospitais veterinários municipais inaugurados no ano passado pelo ex-prefeito Guti (PSD) deixarão de prestar atendimento gratuito a partir de quinta-feira, dia 10. Segundo cartazes afixados nas portas do HAG (Hospital Animal Guarulhos), a Prefeitura, sob a administração de Lucas Sanches (PL), rompeu o contrato “amigavelmente” com a Sociedade Paulista de Medicina Veterinária, que administrava as duas unidades.
Desta forma, tanto o HAG Centro, localizado na rua Luiz Gama, como o HAG Pimentas, na avenida Jurema, não vão mais atender os animais de forma gratuita, conforme o contrato estabelecido na gestão de Guti. Segundo a informação disponibilizada nos estabelecimentos, o atendimento passará a ser cobrado após dia 10 de julho, descaracterizando o caráter de hospital municipal veterinário.

Antiga reivindicação dos defensores da causa animal e cuidadores de Guarulhos, o hospital foi concebido para atender pets, tanto cães como gatos, tanto para consultas, como exames e até cirurgias. Somente a unidade Centro tinha a capacidade para cerca de 300 atendimentos diários. Eram oferecidas consultas clínicas nas especialidades oftalmologia, gastroenterologia, odontologia, cardiologia e ortopedia, exame de ultrassonografia abdominal, ecocardiograma, eletrocardiograma, exames de sangue e de raios X, além de cirurgias gerais, oncológicas e ortopédicas.
O GWeb questionou a Prefeitura sobre o fim do atendimento gratuito nos hospitais veterinários. Até o momento, não houve nenhuma resposta.
ATUALIZAÇÃO EM 8/7 ÀS 10H
Somente depois da repercussão negativa do fechamento das dois hospitais veterinários, criados por Guti, Lucas Sanches correu para as redes sociais para fazer uma nova promessa. Garantiu que a Prefeitura entregará “em breve” dois hospitais veterinários em Guarulhos, sem dizer onde serão e nem quando, mas que serão viabilizados com os mesmos valores investidos nos já existentes, sem também citar os valores.
Apesar do vídeo do prefeito, sua Subsecretaria de Comunicação segue sem responder à demanda enviada pelo GWeb na tarde desta segunda-feira.


