A auxiliar de logística Larissa Martins Vitoriano da Silva tem um filho de 2 anos e 5 meses na escola municipal Chiquinha Gonçalves no Parque Mikail em Guarulhos. Ela não sabe como fará para trabalhar no ano que vem, já que foi informada pela direção da unidade que a Prefeitura de Guarulhos, no governo do prefeito Lucas Sanches, irá acabar com o ensino integral nas creches municipais em 2026.
“Eu trabalho assim como muitas mamães. Precisamos da creche para poder trabalhar e a prefeitura está querendo tirar até isso. Não temos condições financeiras para pagar uma escola em tempo integral ou pagar alguma pessoa para que fiquem com nossos filhos para poder trabalhar”, declarou Larissa ao GWEB. Ela contou inclusive que na porta da sala de seu filho há um QR Code que remete a um formulário onde ela deve indicar se prefere matricular seu filho no período da manhã ou à tarde no ano que vem.
Quando acessam o QR Code, os pais são levados para uma página onde devem indicar qual o horário que preferem matricular seus filhos no ano que vem, a fim de entrar em uma fila de espera.

O GWEB apurou que as crianças que atualmente estudam nos estágios 1 e 2 em ensino integral nas escolas da rede municipal de Guarulhos, por determinação do prefeito Lucas Sanches (PL), devem perder o benefício em 2026. Segundo o vereador Marcelo Seminaldo (PT) denunciou em redes sociais, diversas unidades próprias da Prefeitura e também conveniadas já foram comunicadas pela Secretaria Municipal da Educação para avisarem os pais das crianças.
Segundo o vereador, a manobra que afeta diretamente as crianças menores, matriculadas em creches municipais, tem como objetivo diminuir as filas. O GWEB apurou que o número de crianças nas filas de creches subiu para mais de 9 mil neste primeiro ano da administração de Lucas Sanches. Até o ano passado, eram menos de 5 mil.

“Entendo que a solução para aumentar as vagas para as crianças de Estágio 1 e 2 não é diminuir para meio período e sim aumentar a quantidade de vagas. Porque diminuindo para meio período não resolve para a família que ganhará a vaga e menos ainda para a família que antes tinha a criança no integral e agora passará a ter meio período”, afirmou Seminaldo ao GWEB. Nas redes sociais, o vereador fez um apelo ao prefeito para que ele mude de ideia, já que assim Lucas Sanches irá desagradar a todos.
O aumento de crianças em ensino integral foi uma conquista da população durante as duas gestões do ex-prefeito Guti (PSD), reconhecida nacionalmente.
Quando assumiu a Prefeitura em 2017, havia apenas 600 crianças que ficavam nas escolas nos períodos da manhã e à tarde, por determinação de decisões judiciais contra a Prefeitura. Durante as duas últimas duas gestões, foi implantado o ensino integral dentro da grade curricular, chegando a aproximadamente 35 mil crianças atendidas em 2024. O governo passado também acabou com o terceiro turno nas escolas municipais.
O GWEB enviou uma série de questionamentos para a Subsecretaria de Comunicação da Prefeitura de Guarulhos sobre o assunto. No entanto, mais uma vez a equipe comandada pelo prefeito Lucas Sanches preferiu se calar, não respondendo à população.


