A cidade de Guarulhos deve enfrentar um desabastecimento de vacinas contra a Covid-19 nos próximos dias, segundo informações da Secretaria da Saúde. De acordo com a pasta, todas as doses enviadas pelo Ministério da Saúde já foram disponibilizadas na rede pública, e agora o município aguarda o envio de novas remessas para reabastecer o estoque.
Em outubro, o Ministério emitiu um comunicado admitindo que houve um “desabastecimento momentâneo” nos estoques de vacina contra Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). A falta dos imunizantes ocorreu devido ao vencimento dos lotes, segundo a nota.
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já incinerou mais de 10,9 milhões de vacinas com o prazo de validade expirado desde o início do ano. A maior perda se refere a imunizantes da Covid-19, mas há também doses para febre amarela, tétano, gripe e outras doenças.
A quantidade de imunizantes desperdiçados deve ser maior ainda, uma vez que o estoque do Ministério da Saúde armazena outras 12 milhões de doses que já venceram, incluindo 9 milhões da Janssen contra a Covid-19. As vacinas também devem ser incineradas.
Entre os imunizantes já incinerados, cerca de 6,4 milhões de doses eram para a Covid-19. A doença já matou mais de 5,1 mil pessoas no Brasil neste ano, de acordo com dados da pasta.
O levantamento, realizado em setembro, escancarou falhas na administração do Ministério da Saúde, ameaçando a imunização nacional e repetindo a baixa cobertura de 2022, atribuída ao governo anterior. Ainda assim, o governo Lula reitera o discurso pró-vacinação, como o realizado no desfile de 7 de setembro.
Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI).