Cidades

Governo promove oficina do programa Crack, é possível vencer

A Secretaria de Governo promove nesta quarta-feira (2) a 2ª Oficina de Alinhamento Conceitual do programa federal “Crack, é possível vencer”, a partir das 9 horas, no auditório do Paço Municipal (avenida Bom Clima, 91), que irá tratar da abordagem e atendimento das pessoas usuárias de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas, e suas famílias. Já a partir das 16 horas, ocorrerão as apresentações oficiais da articuladora do projeto Redes no município, a psicóloga Marina Paes, e das propostas das ações integradas do programa “Crack, é possível vencer”. O evento contará com a participação da coordenadora geral do Projeto Redes, do Ministério da Justiça, Helena Rodrigues, e do interlocutor do Projeto Redes de cinco municípios brasileiros (incluindo Guarulhos), Décio de Castro.
 
O Projeto Redes foi desenvolvido com a parceria entre Fiocruz e Senad/Ministério da Justiça para levar apoio aos municípios participantes do programa “Crack, é possível vencer”, através da articulação das redes de atendimento, cuidado e prevenção aos usuários de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas.
 
O programa
 
“Crack, é possível vencer” é um programa do Ministério da Justiça organizado em três eixos – prevenção, cuidado e autoridade – e tem como objetivo promover ação integrada entre a União, estado e município para enfrentamento ao crack e outras drogas através de políticas públicas de prevenção, do aumento da oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, da redução da oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico de drogas, e da promoção de ações de educação, informação e capacitação.
 
Em Guarulhos, o programa é coordenado por um comitê gestor formado por representantes das secretarias de Governo, da Saúde, de Desenvolvimento e Assistência Social, da Educação e de Assuntos de Segurança Pública e da Coordenadoria de Defesa Civil.
 
 

Posso ajudar?