Cidades

Governo retoma obras do Metrô até a Penha, deixando Guarulhos sem previsão 

Mais uma vez Guarulhos é deixada de lado pelo Governo do Estado de São Paulo quando o assunto é expansão das linhas do metrô.

  Promessa que se arrasta há décadas, a Linha 2 – Verde do Metrô deveria chegar à cidade sete anos atrás, com uma estação na região da Ponte Grande e outra no estacionamento do Internacional Shopping, à beira da rodovia Presidente Dutra. No entanto, o governo do estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (17) a retomada das obras. Mas, agora, só vai até a estação Penha, na Zona Leste da capital. 

A promessa do governador, João Doria (PSDB), é que as obras da linha recomecem ainda neste semestre. A extensão será de 8,3 km e a previsão é de que 873 mil passageiros usem o trajeto da linha. Com o início das obras ainda neste ano, o alongamento da linha deverá ser entregue à população entre 2025 e 2026, informou a gestão Doria, sem qualquer perspectiva de ligar a Penha até Guarulhos. 

A Linha 2- Verde começa na Vila Madalena, na Zona Oeste de São Paulo, e vai até a Vila Prudente, na Zona Sul da capital. Mas, desde que foi construída, era prevista que chegasse até Guarulhos no segundo semestre de 2013. A previsão é de que a linha tivesse interligação à Linha Vermelha do Metrô e a três Linhas da CPTM. Mas, até o momento, nada disso saiu do papel. 

Os comerciantes chegaram a ser notificados, em 2015, que a obra começaria. Casas foram desapropriadas e demolidas e, hoje, as áreas remanescentes são ocupadas por moradores de rua. Mas, até hoje, a obra não começou. 

E a desapropriação das áreas de escavações é a resposta dada pelo governo para que a linha não seja levada, neste momento, até Guarulhos já que, segundo o governo, ainda é necessária a desapropriação de áreas entre a Penha e a Rodovia Presidente Dutra. 

“Eu não respondo pelo passado, só falo sobre o presente e sobre o futuro na minha gestão”, disse Doria. O vice-governador, Rodrigo Garcia, afirmou que Doria solicitou que “as grandes obras paradas no estado fossem retomadas” até metade deste ano, o que deverá ocorrer. 

Posso ajudar?