O governo federal vai restringir a entrada de estrangeiros pelo espaço aéreo como parte dos esforços para barrar a disseminação do novo coronavírus. A informação é do jornalista Caio Junqueira, da CNN Brasil, e teria sido confirmada por uma fonte do governo. Mais cedo, nesta quinta-feira, 19/03, o prefeito Guti anunciou que protocolou oficialmente o fechamento do Aeroporto Internacional de Guarulhos, excetuando casos de abastecimento de remédios e alimentos.
A lista dos países cujos cidadãos serão impedidos, já no aeroporto de origem, de viajarem ao Brasil constará em uma portaria que será publicada no Diário Oficial da União (DOU). Farão parte dessa lista de restrição os países com maior quantidade de infecções ou com os casos mais graves do COVID-19.
Essa medida, no entanto, não significa que o país fechará seu espaço aéreo. Os aviões provenientes do exterior continuarão com acesso normal ao território brasileiro.
Fechamento de fronteiras
Mais cedo, o governo brasileiro já havia determinando o fechamento das fronteiras terrestres para estrangeiros. Além da Venezuela, outros oito países estão com restrição excepcional e temporária de entrada no Brasil de estrangeiros oriundos dos países: Argentina, Bolívia, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Paraguai, Peru e Suriname.