O Grêmio entrou em campo nesta quarta-feira com a vantagem de jogar por um empate para avançar na Copa do Brasil. A vitória sobre o Campinense, no jogo de ida, por 2 a 1, assegurava a classificação mesmo com o 0 a 0 do início da partida disputada na Arena do Grêmio. Mas o time da casa queria vencer bem e convencer sua torcida. Não contava, contudo, com a boa atuação do goleiro Gledson, que evitou uma goleada. O placar de 2 a 0 a favor não refletiu o amplo domínio do time gaúcho nesta noite.
Foram sequências de lances perdidos no ataque desde os primeiros instantes da partida em Porto Alegre. Um festival de falhas, principalmente nas finalizações, impediu a construção de uma boa vantagem antes do intervalo. Enquanto Gledson trabalhava, a torcida se angustiava. O gol que tranquilizou a torcida só veio aos 18 minutos do segundo tempo, com Douglas, autor do gol de número 100 na nova arena gremista. Nos acréscimos, o jovem Lincoln anotou seu primeiro gol como profissional.
O novo triunfo assegurou a classificação do Grêmio para a segunda fase. O próximo adversário da equipe gaúcha será o CRB (AL), que avançou ao eliminar o Amadense (SE) com vitórias na ida e na volta.
O JOGO – O primeiro tempo foi um duelo franco entre o ataque gremista e a defesa do Campinense. Foram seguidas chances dos donos da casa, a começar por finalização rasteira de Giuliano, de fora da área, aos 6 minutos. O goleiro Gledson pulou no canto para fazer boa defesa. Antes de completar 15 minutos de jogo, Luan e Fellipe Bastos também desperdiçaram bons lances no ataque.
Giuliano era a principal referência do setor ofensivo. Mas Luan aparecia em tentativas perigosas, como aconteceu aos 28, em finalização que carimbou o travessão. Mais discreto, Braian Rodríguez perdeu grande oportunidade ao cabecear rente ao travessão, sem qualquer marcação na área, aos 32. Antes o ataque gremista perdera uma sequência incrível de chances na área. Foram três finalizações em série que pararam no goleiro e na zaga.
Aguerrido, o Campinense se segurava como podia na defesa. E arriscava em raros, mas rápidos, contra-ataques. No melhor momento dos visitantes na etapa inicial, Jefferson Recife bateu de trivela de fora da área e viu a bola quase encobrir o goleiro Marcelo Grohe, ainda aos 12 minutos.
O segundo tempo veio com novas oportunidades perdidas pelo Grêmio, apesar das mudanças promovidas por Luiz Felipe Scolari. O treinador trocou Braian Rodríguez por Yuri Mamute, que desperdiçou ótima oportunidade. Ele bateu forte, mas parou em Gledson.
Foram ainda duas chances, com Mamute e Luan, até que Douglas trouxe alívio para a torcida. Aos 18, Marcelo Oliveira cruzou e o meia completou de primeira para as redes, na área. Foi o 100º gol da equipe na Arena do Grêmio.
O gol aumentou a vantagem do Grêmio, que vencera na ida por 2 a 1. O Campinense precisaria marcar dois gols para levar o duelo para os pênaltis. E passou a arriscar mais no ataque nos minutos finais. Era o Grêmio, porém, quem seguia criando as melhores chances. Maicon e o jovem Lincoln, substituto de Douglas.
Antes do apito final, Lincoln marcou seu primeiro gol como profissional. Ele aproveitou vacilo da zaga para pegar rebote em um chute de sem-pulo e sacramentar a vitória dos anfitriões.