Esportes

Grêmio passa pelo Cruzeiro, vence quarta seguida e encosta na ponta

O Grêmio conseguiu uma contundente vitória sobre o Cruzeiro nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. O time gaúcho voltou a apresentar um futebol envolvente, de toques rápidos, e o magro placar de 1 a 0 só não foi mais amplo porque o goleiro Fábio estava em noite inspirada. Foi vazado apenas no pênalti batido por Douglas, que levou ao delírio os torcedores na Arena, em Porto Alegre.

Foi o quarto triunfo consecutivo do Grêmio, que definitivamente mudou de postura desde a chegada de Roger Machado. O reflexo é visto na tabela: a equipe subiu para a terceira posição, com 20 pontos. Tentará, agora, manter o embalo diante do Santos, no domingo, na Vila Belmiro.

O Cruzeiro, por sua vez, após um embalo inicial com a chegada de Vanderlei Luxemburgo, emendou sua terceira derrota seguida. Para piorar, não marcou em nenhum destes jogos. É assim, pressionado, na 13.ª posição com 10 pontos, que duelará na próxima rodada com o Atlético-PR diante de sua torcida, no Mineirão, neste sábado.

O JOGO – As duas equipes começaram marcando forte no meio, mas o Grêmio mostrou muito mais criatividade para sair desta pressão e criou dois ótimos momentos antes dos 15 minutos. Primeiro com Luan, que recebeu de Douglas, saiu sozinho de frente para Fábio, mas demorou muito e acabou travado por Manoel. Pouco depois, Maicon, Pedro Rocha e Marcelo Oliveira fizeram boa triangulação, o lateral recebeu em boas condições, mas parou no goleiro cruzeirense.

A velocidade no toque de bola gremista enlouquecia a lentidão do setor ofensivo mineiro, e as oportunidades se sucediam. Aos 17 minutos, foi Galhardo quem escapou com velocidade pela direita e cruzou. Luan aproveitou o bate-rebate e encheu o pé da marca do pênalti, mas Fábio mostrou muito reflexo para salvar mais uma vez.

Depois de tantos sustos, o Cruzeiro finalmente conseguiu se encontrar em campo, encaixou a marcação e passou a dividir a posse de bola. Começou até a arriscar algumas estocadas ofensivas, e foi em uma delas que Charles acertou o travessão aos 28 minutos, em pancada de fora da área.

O Grêmio não conseguia manter o ritmo frenético do início, o Cruzeiro aproveitou e passou a cadenciar, com a bola no pé. Mas Luan era o homem mais criativo em campo e em belo toque de letra encontrou na área Pedro Rocha, que bateu cruzado, travado.

O segundo tempo começou idêntico ao primeiro. O Grêmio saia novamente em velocidade, outra vez com Douglas encontrando Luan sozinho. O atacante teve tempo para entrar na área e, desta vez, parou em Fábio. Aos 14, Douglas mostrou toda sua qualidade técnica mais uma vez para conseguir dois dribles à beira da linha de fundo, mas o goleiro cruzeirense mostrou estar ligado.

Fábio estava mesmo em dia iluminado e seguia frustrando as tentativas de Luan. Foi assim novamente aos 19, quando espalmou chute do adversário. Não satisfeito, ao ver a chegada de Pedro Rocha, afastou o perigo de vez com o pé. No minuto seguinte, a cena se repetiu. Luan recebeu pela esquerda e bateu colocado, parando no goleiro. No rebote, Giuliano tentou e Fábio voou para espalmar.

O encontro do artilheiro gremista com o goleiro aconteceria mais uma vez quando Luan recebeu novamente sozinho dentro da área. Só que desta vez Bruno Rodrigo se intrometeu, derrubou o atacante e cometeu o pênalti. Douglas foi para a cobrança e finalmente bateu Fábio, aos 23.

Mesmo com o gol, o Grêmio seguiu melhor. Mais precavido, é verdade, mas ainda levando extremo perigo com os toques rápidos no meio de campo. Aos 38, Marcelo Oliveira se movimentou bem, apareceu pelo meio e recebeu de Douglas. De direita, arriscou da meia-lua. Fábio defendeu pela última uma vez e minimizou o prejuízo cruzeirense.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 1 X 0 CRUZEIRO

GRÊMIO – Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Rhodolfo, Pedro Geromel e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas (Edinho); Luan e Pedro Rocha (Braian Rodríguez). Técnico: Roger Machado.

CRUZEIRO – Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Willians, Charles (Léo), De Arrascaeta, Marquinhos (Marcos Vinícius) e Willian; Leandro Damião (Allano). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

GOL – Douglas, aos 23 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Marcelo Aparecido de Souza (SP).

CARTÕES AMARELOS – Luan, Maicon, Walace, Pedro Geromel, Rafael Galhardo (Grêmio); Leandro Damião, Willians, Marcos Vinícius, Mayke, Bruno Rodrigo (Cruzeiro).

RENDA – R$ 673.287,00.

PÚBLICO – 22.517 pagantes (24.656 total).

LOCAL – Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).

Posso ajudar?