A greve dos Correios, que nesta quarta-feira completa duas semanas, provoca aumento no número de queixas dos consumidores no Procon. O Aviso de Recebimento (AR), documento enviado junto com as correspondências emitidas via sedex é o principal responsável pelo crescimento das reclamações.
De acordo com o gerente 2 do Procon, Cid Torres, os consumidores precisam do AR para comprovar a entrega de produtos importantes para o desenvolvimento de diferentes serviços. "Esclarecemos para os consumidores, que a partir da data de recebimento da correspondência os Correios têm até dez dias para renviar o AR para o remetente".
Torres ainda declara que os funcionários da estatal têm o direito de entrar em greve, por isso o Procon não pode tomar nenhuma atitude antes da justiça estabelecer uma decisão sobre a paralisação dos trabalhadores dos Correios.
Além das queixas do AR, o Procon está ciente de que o atraso no envio das faturas também pode gerar mais reclamações. No entanto, o gerente esclarece que as empresas operadoras de crédito têm consciência de que se os consumidores se sentirem lesados poderão recorrer ao Procon baseado no Código de Defesa do Consumidor.
Sem saber que os Correios estavam em greve, a dona de casa Silvana Souza, 38 anos, conseguiu utilizar os serviços da agência, no Centro, na avenida Tiradentes e comentou que o movimento da agência aparentava estar normal. "Fiz o despacho de uma correspondência via sedex. Espero que chegue no prazo estipulado".
A operadora de telemarketing, Natália Santos do Val, 18, está ciente sobre a greve dos Correios. "Na primeira quinzena do mês mandei de volta para a empresa um par de sandálias que apresentava defeitos, mas até hoje [terça-feira] não confirmaram o recebimento do produto".
Entre as reivindicações da Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios, Telégrafos e Similares (Fentect) estão um reajuste salarial de 6,87%, aumento real de R$ 50 – o que representa um aumento de 13% para 60% dos trabalhadores – e abono de R$ 800. De acordo com os Correios, no último final de semana, foi realizado um mutirão nacional que entregou 9,4 milhões de cartas e encomendas em todo o Brasil. Além disso, mais 27 milhões de objetos postais passaram por uma triagem e já foram preparados para serem entregues.