Cidades

GREVE GERAL: Justiça determina circulação de 70% dos ônibus em horário de pico

O Tribunal Regional do Trabalho concedeu tutela cautelar solicitada pela Guarupass/Guaruset nesta quarta-feira, 12/06, e determinou que, em caso de realização da greve geral anunciada para esta sexta, 14, os serviços de transporte público por ônibus sejam assegurados em 70% durante os horários de pico (das 5h às 10h e das 17h às 20h) e que, nos demais períodos do dia, seja assegurado 50% do serviço sob pena de multa diária de R$ 15 mil.
 
O pedido da Guarupass/Guaruset foi uma forma de amenizar os impactos da paralisação do serviço de transporte público por ônibus em Guarulhos, anunciado pelo sindicato dos condutores (Sincoverg) para esta próxima sexta, dia 14. A categoria informou que vai se unir à mobilização das centrais sindicais em todo o Brasil, em protesto contra a reforma da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional.
 
Em nota enviada à imprensa, a Guarupass/Guaruset reitera que, embora o direito de greve esteja previsto no artigo 9º da Constituição Federal, deve ser exercido com responsabilidade, principalmente nas atividades caracterizadas como essenciais e indispensáveis como no transporte coletivo de passageiros.
 
Procurada pelo GuarulhosWeb, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) informou que “para evitar maiores prejuízos à população será realizado um Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), que já foi adotado com sucesso na última greve de maio”.

Posso ajudar?