A Inframerica, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Brasília, informou nesta quinta-feira, 22, que, dos 117 voos previstos no período 00h até 10 horas de hoje, quatro tiveram atrasos acima de 30 minutos na partida, quatro chegaram atrasados e dois voos foram cancelados por causa da manifestação dos aeronautas e aeroviários ocorrida nesta manhã.
A greve dos aeronautas teve duração de uma hora – das 6h às 7h em vários terminais do País. Nesse período, estavam previstos 14 voos em Brasília, dos quais sete registraram atrasos superiores à meia hora tanto na decolagem quanto na chegada.
A concessionária informa ainda que estão previstas para hoje 500 movimentações aéreas regulares, entre pousos e decolagens. A média diária de movimentação do aeroporto é de aproximadamente 49 mil passageiros.
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) determinou ontem que os grevistas assegurassem a manutenção mínima de 80% dos profissionais em serviço. O descumprimento da decisão pode resultar em multa diária de R$ 100 mil. Em outra liminar, o ministro determinou também aos aeroviários (pessoal de terra) a manutenção de 80% dos serviços.
Segundo o TST, na negociação salarial, os empregados das empresas aéreas pedem aumento de 8,5% nos salários e benefícios, melhores condições de trabalho e estabelecimento de um piso salarial para os agentes que fazem o check-in.