Cidades

GRU Airport estuda alternativa à ponte que liga Aeroporto a Jamil Zarif

A ponte sobre o rio Baquirivu, que liga o acesso à rodovia Helio Smit e Aeroporto de Guarulhos, a avenida Jamil João Zarif, não deverá ser reaberta

A ponte foi fechada em dezembro pela GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, para facilitar o acesso às obras do Terminal 3. A reaberutra deveria ter ocorrido no início de março. No entanto, a GRU informou na ocasião que, devido a alguns atrasos na obra, o acesso seria liberado no final de março. Vencido mais uma vez o prazo, a concessionária informou que, "por questões de segurança e fluxo de veículos durante a Copa do Mundo, o acesso à ponte do Rio Baquirivu seguirá interrompido".

No entanto, após a inauguração do Terminal 3, a GRU Airport informa que estuda uma alternativa para substituir aquela ponte. Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira, o presidente da empresa, Antonio Miguel, afirmou que aquela passagem não é sustentável e que discute com a Prefeitura de Guarulhos uma nova ligação entre os bairros da cidade ao Aeroporto.

A ponte é a única ligação do Aeroporto com os bairros das regiões do Taboão e São João. Ela fica em uma área restrita, às margens da avenida Jamil João Zarif, que era utilizada pela Infraero como uma base de serviços. Desde que o Aeroporto foi inaugurado na década de 80, o acesso pela ponte nunca foi aberto à população de forma efetiva. Uma cancela permitia a passagem de veículos de serviços ou oficiais e de moradores da região credenciados pelo Aeroporto.

Recentemente, após uma reforma na Jamil Zarif, a Prefeitura construiu uma alça de acesso à ponte. No entanto, por causa das obras do Terminal 3, ela voltou a ser fechada.

Uma opção que poderá ser viabilizada seria a construção de uma nova ponte, a partir da Marginal Baquirivu diretamente para o Terminal 4, que funciona junto aos terminais de cargas do Aeroporto. A passagem, mais distante do São João, facilitaria o acesso a partir da região do Taboão.

Hoje, com a passagem fechada, os moradores que precisam se deslocar até o Aeroporto precisam seguir até o Cecap e fazer o retorno pelo viaduto da avenida Monteiro Lobato, retornando pela Hélio Smidt. 

Posso ajudar?