Cidades

GRU Airport recebe segundo caminhão de combate a incêndio

Panther é um dos veículos mais completos do mundo para atendimento a emergências aeroportuárias
O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo adquiriu o segundo caminhão contra incêndios do modelo Panther Rosembauer 6X6, utilizado nos maiores aeroportos do mundo para atendimento a emergências. A aquisição faz parte do plano de modernização da frota do aeroporto, que agora conta com dois Panthers e mais quatro caminhões de bombeiro.
 
Fabricado pela empresa austríaca Rosembauer, o novo caminhão se destaca pela tecnologia e pelo conjunto de equipamentos disponíveis. O jato d’água, por exemplo, atinge uma distância de 90 metros, o que permite cobrir as maiores aeronaves do mundo. O veículo vai de 0 a 80 Km/h em apenas 30 segundos, uma performance 50% superior ao exigido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A cabine comporta até cinco bombeiros, dois a mais que o mínimo estabelecido pelo órgão regulador.
 
O Panther também oferece acionamento automático externo que, ao toque de único botão, abre as portas e liga o motor e as luzes de advertência. O recurso acelera as manobras iniciais do motorista e diminui o tempo de resposta às ocorrências. Entre outros diferenciais estão o braço mecânico de 20 metros, que permite operações a distâncias seguras; o perfurador de fuselagem de alta potência, com capacidade para cortar estruturas de grande resistência, e a câmera térmica, que orienta o condutor em ambientes de baixa visibilidade, como neblina ou fumaça intensa.
 
Hoje, a frota do aeroporto atende às especificações da Anac referentes à categoria operacional. No entanto, a Concessionária decidiu fazer a renovação gradativa dos equipamentos. O Panther é utilizado em mais de 80 grandes terminais aeroportuários do mundo, como Sydney (Austrália), Amsterdã (Holanda), Dusseldorf (Alemanha), além de Gatwick e Stansted (Inglaterra).

Posso ajudar?