Os constantes protestos para reabertura da ponte do rio Baquirivu-Guaçu, que interliga a rodovia Hélio Smidt à avenida Jamil João Zarif, em Guarulhos, não surtiram o efeito desejado pela população. A GRU Airport, empresa responsável pela administração do Aeroporto de Guarulhos, descartou a reabertura do acesso. O motivo apontado pela tomada de decisão está relacionada a um possível crescimento de veículos.
"De se consignar ainda, que é flagrante a melhora no fluxo viário após o fechamento do referido acesso. Não são mais observados os intensos engarrafamentos que dificultavam o acesso às áreas de embarque e desembarque do Aeroporto. Trata-se de privilegiar o interesse público, de muitos, em detrimento de interesses particulares de alguns que pretendem, sem qualquer amparo legal, dar destinação de via a acesso precário", explica a GRU Airport em documento enviado à Câmara Municipal que questionou a empresa por meio de requerimento enviado pelo vereador Eduardo Barreto (PCdoB).
Ela voltou a citar que um dos motivos para o fechamento do acesso ao Aeroporto pela ponte do rio Baquirivu – Guaçu foi a inauguração do Terminal de Passageiros 3. De acordo com a companhia, os possíveis congestionamentos nos horários de maior fluxo entre pessoas e veículos poderia prejudicar às atividades do equipamento.
"As obras para a construção do Terminal de Passageiros 3 e o consequente aumento do fluxo de veículos em razão do aumento do número de passageiros, inclusive pelo inicio da operação do Terminal de Pssageiros 3, o que causaria enormes congestionamentos nos horários de pico, e utilização da área próxima à ponte como bolsão para escoamento e triagem em caso de emergência aeronáutica", justificou.
A GRU Airport ressalta que a interdição daquela via é de conhecimento da população local, bem como da Prefeitura. A decisão de interditar a via foi tomada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, segundo a empresa. Outro fator que a mesma também apontou como determinante para esta definição foi a ausência no contrato de concessão de qualquer observação referente ao fluxo na ponte.
Interditada desde dezembro de 2013, a via, de acordo com a GRU Airport, deve passar por reformas com o objetivo de melhorar o acesso para pedestres, a iluminação do local e a segurança dos mesmos. A entrada de veículos somente será permitida em caso de emergência do Aeroporto. A previsão para entrega destas benfeitorias está prevista para o dia 20 do próximo mês.



