Na manhã do último sábado (29) os músicos da Orquestra Gru Sinfônica participaram da atividade de integração e orientação pedagógica com os professores do Conservatório Municipal de Guarulhos, no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear). Na ocasião, os profissionais compartilharam experiências musicais, debateram a metodologia de ensino e as estratégias utilizadas em sala de aula.
Durante o encontro, os músicos dos instrumentos de cordas receberam instruções do professor de violino Eduardo Maueski, enquanto os que se dedicam aos instrumentos de sopro e percussão estiveram com professor de trompa Ary Campos. Ambos os professores são especialistas no ensino coletivo de música, metodologia que será aplicada nas escolas-polo da Prefeitura de Guarulhos por meio do programa Música nas Escolas.
Para o maestro Emiliano Patarra, atividades como essa permitem a integração dos músicos da Gru Sinfônica com o Conservatório e garantem uma linha homogênea de pensamento. “É importante que todos caminhem juntos numa mesma direção. Se amanhã um aluno da escola vier a frequentar o conservatório, encontrará um trabalho realizado na mesma filosofia de ensino, e isso vai contribuir significativamente para seu avanço”, explica o maestro.
A atividade contou com a presença dos 50 músicos da Gru Sinfônica e terá continuidade no próximo sábado (7).
Música nas Escolas
A Orquestra Gru Sinfônica faz parte do projeto Música nas Escolas, uma iniciativa da Prefeitura de Guarulhos que tem como objetivo promover o ensino, a integração e o convívio dos alunos com o universo da música. A orquestra atuará na elaboração de atividades pedagógicas nas escolas-polo em diferentes locais da cidade.
O curso de iniciação musical terá duração de um ano, no contraturno do período escolar, com uma frequência de seis horas semanais, aos sábados. O programa faz de Guarulhos referência para a música de concerto no Brasil a fim de despertar o interesse das crianças pelo aprendizado da música.