A Orquestra Gru Sinfônica terá uma semana intensa com concertos especiais, interpretações de obras de Beethoven, Bizet, Wagner e Brahms, no campus Perdizes da Faculdade Santa Marcelina (FASM) e na Sala São Paulo, a mais moderna casa de espetáculos sinfônicos da capital paulista.
Nesta sexta-feira (5), às 20h, acontece concerto de lançamento da parceria artístico-pedagógica entre a Faculdade Santa Marcelina e a GRU Sinfônica no Teatro Laura Abrahão, na FASM. Sob regência do maestro Emiliano Patarra, o programa destaca a abertura da ópera Carmen, de Bizet, a Sinfonia nº 6 (Pastoral), de Beethoven, e o Concerto para Violino, Op. 77, de Brahms, com o solista Davi Graton.
Já no domingo (7) a Gru Sinfônica desembarca na região da Luz, onde apresenta concerto na Sala São Paulo, às 11h, espetáculo que integra a programação da série Concertos Matinais. O violinista Davi Graton se une ao conjunto orquestral e juntos apresentam programa com Idílio de Siegfried, de Wagner, e Concerto Para Violino em Ré Maior, Op. 77, de Brahms.
De acordo com o maestro Emiliano Patarra, ambos os concertos demonstram a visibilidade que a Orquestra Gru Sinfônica alcançou desde sua fundação, em 2019, o que permite que ela extrapole as fronteiras da cidade e tome lugar em outros palcos, igualmente importantes.
Para informações sobre ingressos acesse http://www.salasaopaulo.art.br. A Sala São Paulo fica na praça Júlio Prestes, 16, em Campos Elíseos. Já a Faculdade Santa Marcelina está na rua Dr. Emílio Ribas, 89, em Perdizes.
Parceria artístico-pedagógica
O maestro Patarra explica que a parceria entre a Orquestra GRU Sinfônica a Faculdade Santa Marcelina intensifica as atividades do grupo. “Mais do que isso, potencializa o trabalho pedagógico da orquestra ao colocar os instrumentistas em contato com os estudantes de música, futuros profissionais, o que enriquece ainda mais sua formação”.
Patarra enfatiza ainda que, conforme anunciado no lançamento da temporada 2023 das orquestras de Guarulhos, a Gru Sinfônica também terá a oportunidade de gravar um álbum em parceria com a FASM, com composições de João Guilherme Ripper e dos estagiários de composição e regência das orquestras Fernando Gomes, Adriano Carrijo e Kevin Camargo, e uma obra do pianista, maestro, arranjador e compositor brasileiro Edmundo Villani-Côrtes, com previsão para o próximo ano.
Para obter mais informações sobre a temporada 2023 das orquestras de Guarulhos acesse https://orquestrasdeguarulhos.com/