Cidades

Grupo Carrefour faz parceria para doação de alimentos em Guarulhos

Programa vai atingir mais de 70 organizações sociais do município

A partir de outubro, o Grupo Carrefour, em conjunto com o Banco de Alimentos de Guarulhos, inicia o Programa Parceria que Alimenta, ação que promove a doação de alimentos que estão próprios para o consumo para entidades assistenciais do município. O projeto faz parte das políticas públicas do Carrefour de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

A arrecadação dos alimentos para Guarulhos irá reunir a participação de duas lojas Carrefour no município e quatro unidades da Zona Leste. Todo o alimento coletado nestas lojas será destinado para mais de 70 entidades assistenciais da cidade.

Para garantir a qualidade dos produtos selecionados, 284 funcionários das sete lojas participantes receberam treinamentos para capacitação e correta identificação e armazenagem do que pode seguir para os Bancos de Alimentos. Segundo a Gerente de Segurança Alimentar e Controle de Qualidade, Maria Serena Landi, o treinamento torna a ação diferenciada, pois os colaboradores passam a ter mais cuidado no manuseio dos produtos e a selecionar o que realmente poderá ser consumido. "Além disso, os produtos são selecionados em ambientes adequados para manter a cadeia de frio e preservar a qualidade dos alimentos", complementa Serena.

O Banco de Alimentos, por sua vez, faz a captação dos itens doados, a reavaliação, seleção, separação e distribuição gratuita às entidades assistenciais cadastradas. "Para cadastrarmos um Banco de Alimentos como parceiro, ele precisa garantir que possui um responsável técnico e uma equipe treinada", afirma a Gerente Responsabilidade Social do Carrefour, Karina Chaves.

Segundo dados da Pesquisa de orçamentos Familiares (POF) 2008/2009, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 35,5% das famílias do Brasil ainda vivem em situação de insuficiência da quantidade de alimentos consumidos. Na contramão desta realidade, segundo dados da ONU, até chegar ao prato do consumidor, pelo menos 30% da produção anual de alimentos é desperdiçada.

 

Posso ajudar?