Variedades

Grupo de amigos distribuirá abraços na véspera do natal na Dom Pedro

Imagine sair de casa para fazer as compras de natal na véspera do feriado. O momento é de correria, pessoas cheias de sacolas, andando de um lado para o outro, desejando comprar logo seus presentes para voltar e se preparar para a ceia. E em meio a todo este caos, algumas pessoas – no meio da multidão – aparecem oferecendo abraços. Pois esta é uma cena real que se repete desde 2010 no Centro de Guarulhos. 
 
Todo dia 24 de dezembro, pela manhã, um grupo de amigos se encontra no marco zero da cidade, em frente a Igreja Matriz, liderado pelo radialista e jornalista José Augusto Pinheiro. Ele conta que o objetivo é trocar energia. “Nós retribuímos a energia recebida durante o ano para os irmãos que não conhecemos, mas que estão correndo freneticamente para fazer as últimas compras de Natal”. E completa: “Nós acreditamos que algumas dessas pessoas estão mais preocupadas com a troca de presentes do que com o espírito natalino”.
 
O projeto começou quando uma das colaboradoras das Casas André Luiz, Márcia Barbosa, passou por um grave problema de saúde e se recuperou. Ela queria encontrar uma forma para retribuir o carinho e atenção que recebeu por parte dos médicos, familiares e amigos, mas não sabia como fazer isso. 
 
Márcia então resolveu conversar com José Augusto e ver se ele tinha alguma sugestão. “Eu também não sabia, mas pedi que Deus me iluminasse e surgiu a ideia do abraço. Quando revelei, ela abraçou-me fortemente”, contou José Augusto. Aí Márcia aperfeiçoou a ideia. Eles deveriam abraçar pessoas que não conhecessem. Como o Natal estava próximo, decidiram que seria nas vésperas do feriado cristão e que a ação duraria duas horas, abraçando quem viesse ao encontro deles. No primeiro ano foram quatro pessoas envolvidas no projeto. 
 
Segundo José Augusto, o grupo sempre foi pequeno, com cerca de 10 pessoas. Porém este ano, eles resolveram divulgar a ação no Facebook e esperam ampliar o número de voluntários. Todos podem participar. Não há faixa etária. Basta estar disposto a receber abraços fraternais. O projeto acontece na próxima quarta-feira, dia 24 de dezembro, das 9h às 11h, na rua Dom Pedro II no centro de Guarulhos.
 
José Augusto explica a sensação de receber este abraço: “É o melhor presente do mundo: você oferece e recebe de volta simultaneamente. E não é possível comprar em lugar algum”.
 
 

Posso ajudar?