Economia

Grupo de empresários de Guarulhos celebra R$ 10 milhões gerados durante pandemia

O avanço da vacinação contra a Covid-19 possibilitou o retorno das atividades presenciais Brasil afora. Em Guarulhos, porém, um grupo de empresários e profissionais liberais especializado no desenvolvimento de networking profissional decidiu adotar um sistema híbrido de reuniões: retomaram os encontros presenciais, mas mantiveram as atividades online. A explicação é simples: os resultados, mesmo durante a pandemia, seguiram positivos.

A equipe BNI Confiança completou, neste mês de maio, 5 anos de atividade na cidade. O grupo é um dos cinco que compõem a Regional Guarulhos do BNI, organização global de networking profissional para geração de negócios. “Apesar de toda incerteza gerada pela pandemia, nossa equipe seguiu em frente, de forma digital”, explica a diretora consultora da BNI Confiança, Erika Matos.

“Por dois anos, desde o início do lockdown, que pegou a todos desprevenidos e fez muitos grupos empresariais suspenderem suas atividades, nós deixamos de fazer apenas uma única reunião e, rapidamente, nos organizamos para migrar para o online. Depois disso, foram mais de 100 encontros semanais, mais de 750 convidados participando das reuniões, quase 5 mil referências (indicações qualificadas de negócios), mais de 9 mil reuniões 1 a 1 (quando dois empresários se aprofundam em conhecer o negócio de ambos), mais de 13 mil unidades de educação em networking profissional e nada menos do que cerca de R$ 10 milhões de negócios gerados entre os membros da equipe”, aponta.

Os 35 empresários, membros da BNI Confiança, se reúnem toda sexta-feira, a partir das 6h30. “O horário das reuniões é estratégico para não atrapalhar o horário comercial das empresas”, afirma Erika. A partir de agora, os encontros presenciais acontecerão toda primeira sexta-feira de cada mês. As demais reuniões seguirão em plataforma digital.

Primeira vez

A primeira reunião presencial após a pandemia aconteceu no dia 6/05, no Coco Bambu do Parque Shopping Maia, e marcou a comemoração dos 5 anos da equipe. Além da emoção do retorno, houve muita ansiedade por parte de empresários que entraram na equipe já durante o distanciamento social.

“Foi marcante pois esses membros puderam ver de outra forma como funciona o networking profissional presencialmente. As reuniões do BNI têm momentos de interação que, feitos frente a frente, tornam a experiência de fazer negócios ainda mais interessante”, afirmou a presidente da BNI Confiança, Aline Seiva.
“Fazer networking profissional exige cuidado com as conexões, constância, técnica, respeito. E tanto os convidados quanto os membros que ainda não haviam participado de uma reunião presencial puderam sentir como nosso método dá resultado. Com base na confiança”, aponta Erika.

Para a empresária Suélia Luz, membro fundadora da equipe, a maior lição desses 5 anos foi a união demonstrada no período de pandemia. “Aqui o ambiente é próspero. Fazemos – e bem – muitos negócios. Mas, acima de tudo, prezamos pela confiança e o companheirismo. Foi o que ficou claro durante o distanciamento social: não estávamos sozinhos”, lembrou.