A Diretoria de Ensino Regional Sul, de Guarulhos, localizada no Gopouva, segue ocupada por um pequeno grupo de estudantes nesta segunda-feira. Os alunos – que protestam contra as fraudes nos valores das merendas escolares e pedem soluções para problemas municipais – estão no local desde a manhã de sexta-feira (6).
Os alunos ocuparam o local durante o período da manhã e não indicaram data para deixar o prédio. Os manifestantes garantiram que pretendem sair somente quando suas pautas forem atendidas.
Entre as reivindicações estão os cortes de verbas para a rede de ensino estadual, fechamento de salas e o que chamam de autoritarismo nas gestões escolares. O grupo apoia estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), que ocupam prédios, em São Paulo, desde o dia 28 de abril.
Apesar de um princípio de ocupação tumultuado, funcionários da diretoria e estudantes chegaram a um acordo pacífico que terminou com a liberação de funcionários e entrega do prédio para os estudantes.
Segundo a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, não houve evolução nas negociações junto aos ocupantes. Ainda não há informações sobre reintegração de posse – como realizada no Centro Paula Souza, em São Paulo – para Guarulhos.
Em relação às manifestações, o Centro Paula Souza, responsável pela administração das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), informou na última sexta-feira (6) que disponibilizará almoço para todos os alunos das Etecs que estudam em período integral e ainda não recebem refeição.
A alimentação escolar do tipo marmitex começará a ser distribuída no segundo semestre de 2016 até que todas as unidades estejam adaptadas para o preparo e distribuição de refeições. A medida vai beneficiar 20 mil alunos de 65 escolas.
Para os alunos que ainda não têm o benefício, as opção são dois lanches ou almoço. Segundo a instituição, as duas alternativas foram implantadas, porque muitos alunos, especialmente no interior do Estado, preferem almoçar em casa ou levar a própria refeição para as escolas, que têm infraestrutura para aquecimento de alimentos. Ainda não foi definido se o almoço será do tipo marmitex ou servido em esquema de bandejão.


