Cinema

Grupo de off roaders planeja expedição fora do Brasil durante a Copa

Em junho de 2014, quando os holofotes de todo o mundo estarão focados no Brasil, um grupo de off-roaders de Guarulhos e São Paulo vai fazer o caminho inverso, numa expedição pela América do Sul

Trata-se da Expedição Off Road Atacama 2014×4, que vai passar por quatro países da América do Sul (Brasil, Bolívia, Chile e Argentina), a partir de 13 de junho do ano que vem, retornado na primeira semana de julho a Guarulhos.

Serão 10 veículos off road (nove já confirmados) com 26 participantes, entre homens, mulheres e crianças. Eles vão percorrer 12 mil quilômetros, a partir do Estado de São Paulo, em direção ao Mato Grosso, passando por atrativos como a Serra da Bodoquena e Corumbá, indo para a Bolívia, chegando a Santa Cruz de La Sierra, Sucre, Potosi e Uyuni.

Depois, a expedição segue para o Chile, rumo a San Pedro e o Deserto de Atacama, além de Antofagasta e Santiago, depois a Ruta dos Caracoles e o Aconcágua na fronteira com a Argentina. Após atravessar os Andes, onde acreditam que pegarão temperaturas de até 20 graus negativos, irão para a região de Mendoza, antes de regressar ao Brasil pelo Rio Grande do Sul. Estão previstas passagens pelo Parque dos Aparados da Serra e os Cânyons Itaimbezinho e Fortaleza, que serão as últimas atrações do roteiro.

O grupo liderado por Soldier Lopes contará com veículos preparados para condições bem adversas, como uma Land Rover e uma Explorer americana, que fazer parte da organização e servirão como apoio, até outro 4 x 4 mais simples como Troller e até um Mitsubishi TR4 sem preparação especial alguma. "O grupo é formado por vários amigos da zona norte de São Paulo e de Guarulhos, que costuma participar de aventuras em trilhas da região, vários inclusive que participam do GOR (Guarulhos Off Roaders). Esta viagem é um antigo sonho que vamos realizar na contramão da Copa do Mundo", explica.

Soldier lembra que o grupo trabalha agora nos preparativos para a expedição e busca parceiros para o projeto, que terá visibilidade para patrocinadores com retorno em mídia eletrônica, impressa e televisiva. "Temos negociações avançadas com algumas empresas de equipamentos e acessórios para os veículos e para os participantes e buscamos também de vestuários".

Posso ajudar?